Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SÃO FRANCISCO DE SALES

29 de janeiro

São Francisco de Sales 

Bispo, Confessor e Doutor 


François de Sales (1567-1622), São Francisco de Sales, foi um sacerdote católico, Bispo de Genebra. Foi declarado Doutor da Igreja, e é titular e patrono da família salesiana (fundada por São João Bosco - memória 31 de janeiro). Era famoso pela direção espiritual e pela sabedoria dos seus escritos. Ele e Santa Joana Francisca de Chantal (memória 21 de agosto), de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma ordem religiosa contemplativa. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo (memória 19 de julho).  

Tornou-se uma figura líder da Contrarreforma Católica. Em 1609, seus escritos (cartas, pregações) foram reunidos e publicados com o título Introdução à Vida Devota ou Filotéia, que é a sua obra mais importante e que é editada até hoje. Outra obra ainda editada é o Tratado do Amor de Deus, fruto de sua oração e trabalho. Estes dois livros são considerados clássicos espirituais. Além destes livros, a coletânea de cartas, pregações e palestras alcança 50 volumes.  

A popularidade e o valor destes escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.  

Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655, pelo Papa Alexandre VII, e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi declarado em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica.  


CORPO INCORRUPTO.   

Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.   

* * *

São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe outro título, ou seja, o de padroeiro dos surdos. 

Diz o Martirológio Romano: 
"São Francisco de Sales, Bispo de Genebra, Confessor e Doutor da Igreja, especial protetor junto de Deus de todos os escritores católicos, que com a publicação de jornais e de outros escritos, ilustram, promovem e defendem a sabedoria cristã. foi para o céu a 28 de Dezembro, mas é festejado principalmente neste dia, em que seu corpo foi trasladado".

São Francisco de Sales, intercedei por nós!  

Textos de São Francisco no Pale Ideas:   
 
Uma outra biografia de São Francisco de Sales: http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jan/francisco2401cr.htm.


  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores