Pesquisar este blog

Novidades!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Santo André Avelino

10 de Novembro 

Santo André Avelino

Confessor
  


St Andrea Avellinoby Giovanni Lanfranco
Lancellotto Avellino nasceu no ano 1521, em Castronuovo (hoje, Castronuovo di Sant'Andrea), uma província do então Reino de Nápoles. Os pais, Giovanni Avellino e Margherita Appella, muito religiosos, criaram os filhos, Lancelloto e mais dois irmãos, dentro dos ensinamentos de Cristo. Na época oportuna, enviaram o pequeno Lancellotto para estudar com o tio, Cesare Appella, pároco da vizinha Senise. Lá ele começou sua vida religiosa exercitando-se no apostolado catequético dos jovens da cidade. Em 17 de agosto de 1537, foi ordenado sub-diácono.  Em 1545, já era um sacerdote.

Dois anos depois, seguiu para a cidade de Nápoles, onde, na universidade, diplomou-se em direito canônico, in utroque iure. No exercício da profissão, assistindo à defesa de um sacerdote, decepcionou-se com as artimanhas legais permitidas e, amargurado com a situação, abandonou o processo e a carreira, em 1551.

Prosseguiu o seu apostolado como auxiliar do Vigário Geral de Nápoles, sendo um exemplo pela humildade, disciplina e dedicação total à caridade, atendendo com amor aos pobres e aos doentes. Só deixou de rezar seis horas por dia quando recebeu a incumbência de vigiar os conventos teatinos, que estavam submetidos à arquidiocese a que pertencia. Além disso, tornou-se evangelizador e confessor de Nápoles e de cidades vizinhas. Mas, devido à sua atuação no combate aos abusos dos conventos, sofreu dois atentados, em 1555, dos quais só escapou vivo por milagre.


No ano seguinte,
Lancellotto entrou para a Ordem dos Teatinos e, em 25 de janeiro de 1558, vestiu o hábito, tomando o nome de André Avelino. Foi um reformador da sua ordem.   

As suas regras para ser um bom superior eram: 
  1. agir seguindo a sabedoria, com firmeza e doçura;
  2. imitar o Senhor que primeiro ensinou com o exemplo e depois, com a palavra;
  3. manter presente a advertência de São Bernardo aos superiores: "vejam tudo, dissimulem (no sentido de ser discreto) tudo, corrijam pouco";
  4. valorar a boa vontade dos confrades, apreciar suas obras e fazer de exemplo para que todos se espelhem nele e se animem a copiá-lo.


Durante toda a vida, dedicou-se aos pobres, encarcerados e agonizantes, sendo também diretor espiritual. Mas ainda se achava pecador e pedia mais sofrimento a Deus em suas orações. Ele obrou junto com São Carlos Borromeu, em Milão e arredores. Intensa foi a sua atividade epistolar (correspondência) que conta com mais de mil cartas. Escreveu numerosos tratados e opúsculos de ascética e de exegese bíblica. O epistolário foi publicado em 1731, em dois volumes. Deste escritos consta a grande devoção à Virgem Maria. Suas principais fontes de inspiração foram Santo Agostino, São João Crisóstomo, São Bernardo e São Tomás de Aquino. Entre seus discípulos, o mais famoso é o padre Lorenzo Scupoli, teatino autor do Combate Espiritual.

Santo André morreu no dia 10 de novembro em 1608, quando estava para iniciar o Santo Sacrifício da Missa. Ele foi acometido de apoplexia e, após ter recebido o Santo Viático, morreu aos 88 anos de idade.  


O processo de beatificação começou em 1614, sendo beatificado pelo Papa Urbano VIII em 14 de outubro de 1624, e canonizado pelo Papa Clemente XI, em 22 de maio de 1712. Repousa na Basílica de São Paulo Maior, em Nápoles. de  

Santo André Avelino é invocado pelos devotos como protetor celestial contra a morte repentina.  

   
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA