Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

13 de agosto - São Cassiano de Ímola

13 de agosto

São Cassiano

Mártir 
+ 304


clique para ver mais imagens
Séc. III. Cassiano foi um professor a quem os alunos pagãos denunciaram como cristão. Não querendo oferecer incenso aos ídolos, foi martirizado por seus próprios alunos que o furaram com seus estiletes. Em Imola

Cassiano de Ímola foi bispo de Bréscia. Não se deve confundir, com São João Cassiano, abade da Abadia de São Vítor, em Marselha, que morreu em 433.

Foi mestre-escola (professor) em Ímola, onde ensinava taquigrafia como forma de ensinar os preceitos religiosos cristãos sem que os seus perseguidores compreendessem o que estava escrito. Como se recusou a fazer sacrifícios aos deuses romanos, como tinha sido ordenado pelo Imperador Juliano, o Apóstata, foi condenado à morte e a sua sorte entregue aos seus próprios alunos, que o odiavam pela sua severidade.  


Os alunos vingaram-se, então, torturando-o, preso a uma estaca, com o material que usavam nas aulas. Cravaram-lhe no corpo os estilos de ferro com que escreviam nas tábuas de madeira e cera, depois de lhe terem partido estas nas costas.  


Alguns autores datam a sua morte durante o reinado de Diocleciano. O seu Martírio é lembrado pela Igreja Católica a 13 de Agosto de 363 e é considerado o patrono dos taquígrafos (estenógrafos) e da Cidade do México. 

  +
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores