Pesquisar este blog

sábado, 9 de agosto de 2014

9 de agosto, São Romão, Mártir

9 de agosto

São Romão

Mártir 


clique para ver mais imagens
O culto antigo a São Romão (Romano) Mártir tem muitos e variados testemunhos de sua ligação com o Martírio de São Lourenço

Segundo a antiga "Passio Polychronii", São Romão viveu durante o Império Romano do Ocidente, foi um soldado romano da guarda do Imperador Valeriano (253-260) e a sua função levava-o a presenciar julgamentos. Assistindo ao Martírio do diácono da Igreja de Roma, S. Lourenço, sobre a grelha acessa, se converte ao Cristianismo e o convida a rezar por ele dizendo-lhe que vê um anjo aliviando seus sofrimentos. 

Décio, o procurador, enraivecido pela resistência de Lourenço, suspende o suplício, e Romão, tentado agir ocultamente, se aproxima de Lourenço com uma jarra de água suplicando-o de batizá-lo. Surpreendido, é açoitado, mas Romão grita: "sou cristão!". Então, é condenação à decapitação, no dia 9 de Agosto de 258 d.C., na Porta Salária, na cidade de Roma. 



Durante a noite, o Sacerdote Justino recolhe seu corpo e o sepulta em uma cripta na região do Verano. 

Seu culto se difundiu rapidamente, no seu túmulo no Verano e também na Basílica a ele dedicada fora da Porta Salária. 

Suas relíquias repousam na Basílica de São Lourenço no Verano, mas algumas foram trasladadas durante o período longobardo para Lucca e outras foram enviadas para Ferrara, por Papa Inocêncio II que as doou à cidade e ao bispo Cardeal Grifone, e atualmente depostas sobre o altar de São Lourenço in cattedrale.  

Seu nome deriva de "Romanus" (latim) e significa "homem de Roma". É invocado contra o perigo de uma possessão demoníaca.

Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/65600.
Tradução: Giulia d'Amore.   

 +
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores