Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

18 de agosto - Santo Agápito, Mártir

18 de agosto

Santo Agápito

Mártir em Palestrina (Roma)
+ 275 


Deus não nos deu um espírito de temor,
Mas de fortaleza e amore e sobridedade.
(2 Timoteo 1,7).

 

Clique para ver mais imagens
Em Palestrina perto de Roma, celebra-se a memória deste jovem Mártir que, com 15 anos de idade, é preso por ordem do Imperador Aureliano. Foi chicoteado durante muito tempo com nervos de boi, e a seguir lançado aos leões, que não lhe fizeram mal. Vendo isto, foi ordenado que lhe cortassem a cabeça.

Agapito, provavelmente membro da nobre família Anicia da cidade de Palestrina (Roma), recebeu o dom da Fé desde seus primeiros dias de vida, graças à pregação de São Pedro que certamente esteve na antiga Praeneste. Com apenas 15 anos de idade, enfrentou corajosamente o cruel martírio sob o Imperador Aureliano e o prefeito Antioco. Morreu decapitado fora da cidade, no dia 18 de agosto 275.

Falam sobre Agapito os mais antigos sacramentários, como o Gelasiano e o Gregoriano, e, também, os mais antigos martirológios, como o Jeronimiano, o Fuldense e o Romano. E este último assim reporta a notícia do Martírio do Santo, no dia 18 de agosto:

“In Praeneste, dies natalis (nascimento para o céu) de Santo Agapito Mártir, que com 15 anos e ardendo de amor por Cristo, por ordem do Imperador Aureliano, foi deitado sobre o ecúleo e batido longamente com cruéis flagelos. Depois, sob o prefeito Antioco, sofreu suplícios ainda mais cruéis e, por último, sendo exposto aos leões e não tendo dano algum, com um corte de espada a cabeça recebeu a coroa”.

No lugar do martírio, o Papa Felix III, entre os séculos III-IV, mandou edificar uma Basílica em sua honra, da qual, hoje, restam apenas algumas ruínas; sucessivamente, foi construído um pequeno cemitério onde
eram sepultados os fieis que desejavam repousar ao lado do sepulcro do mártir.

Em data incerta, o corpo de Santo Agapito foi trasladado para a Catedral de Palestrina. Algumas relíquias são guardadas em Besançon, França. 


Nota do Pale Ideas: Não confundir este mártir com o outro Santo Agapito, que foi martirizado junto com São Xisto e Santo Felicíssimo, em tempos de Valeriano imperador. 



Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/92898.
Tradução: Giulia d’Amore
   

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores