Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 de agosto - Dedicação da Basílica de Nossa Senhora das Neves

5 de agosto 

Dedicação da Basílica de Nossa Senhora das Neves


Vista da ábside
clique para uma visita online à Basílica
Roma. Segundo a Tradição, caiu neve em plena seca, delimitando o lugar onde deveria ser edificada essa igreja. É a maior basílica mariana de Roma, por isso conhecida como Santa Maria Maior


A Basílica de Santa Maria Maior (em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais (representada o Patriarcado de Antioquia) de Roma. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).   


O título de Maria como Nossa Senhora das Neves surgiu por volta do ano de 352, em Roma, onde viviam "Giovanni Patritio (João Patrício) e sua esposa que não podiam ter filhos e, conformados com a vontade de Deus, pensavam, certo dia, a quem deixariam a fortuna. Por serem muito devotos de Nossa Senhora, queriam torná-lA herdeira de todos os seus bens. E para que Ela aceitasse a oferta fizeram muitas orações, deram muitas esmolas, fizeram muitas penitências. Nossa Senhora ouviu a prece desse bondoso e fiel casal e em uma noite particularmente quente de agosto (verão em Roma), apareceu-lhes em sonho para avisá-los que no dia seguinte fosse ao Monte Esquilino e lá encontrariam tudo coberto de neve. Naquele local deveriam erguer um Templo onde pudesse ser honrada pelos seus devotos. Na manhã seguinte, comentaram o sonho - ou revelação - que ambos tiveram e mandaram comunicar a Papa Libério, ao qual a Virgem havia feito a mesma revelação. Foi convocado o clero e o povo, e se fez uma procissão. Quando chegaram no Monte, encontraram coberto de neve um espaço suficiente para uma Igreja bem ampla. O local foi marcado, e o casal erigiu a basílica, adornando-a suntuosamente.  

Primeiro, foi chamada Santa Maria das Neves, pelo milagre ocorrido. E também Basílica ou Templo de Libério, porque foi no seu tempo que ocorreu o milagre. Depois, foi chamada Basílica de Sisto, por haver Papa Sisto III, sucessor de Papa Celestino, renovado e reedificado a igreja, adornando-a de excelentes imagens e sagradas pinturas. Também foi chamada de Santa Maria do Presépio, por causa do presépio (manjedoura) que foi posto em uma das capelas, na qual Cristo Nosso Senhor fora colocado quando nasceu em Belém. Mas, tendo sido edificadas muitas e muitas igrejas a Nossa Senhora, e sendo a esta a maior, ficou o nome de Santa Maria Maggiore, para diferenciá-las das outras e mostrar a excelência desta igreja sobre as demais em Roma.  

Nela, o Senhor operou muitos milagres pela intercessão de Sua bendita Mãe. A esta igreja (fiéis) ordenou São Gregório Magno que andasse em solene procissão, de todos os status, de todas as condições de pessoas que se encontrassem em Roma, quando aquela cruel e horrível peste a infestou e destruía. Desta igreja, ordenou o Papa Estevão II que saísse outra procissão para placar a ira de Deus. E Papa Leão IV, no tempo do Imperador Lotário, com outra procissão, da Igreja de Santo Adriano Mártir à de Santa Maria Maior, libertou a Cidade de uma cruel e venenosa serpente que a ameaçava. E São Martinho Papa, celebrando nela, e querendo Olímpio Efsarco pegá-lo e matá-lo, por ordem do Imperador seu patrão, que era herético, ficou cego e não conseguiu seu intento, não permitindo a Santíssima Virgem que em seu Templo fosse cometida tão grande maldade. Muitos outros milagres o Senhor operou naquele Templo, por intercessão de sua puríssima Mãe.  

E por ter eleito o Templo com sua habitação e albergue, maior benefício fez a Giovanni e sua mulher que se tivesse pedido a Deus que lhes desse filhos hoje já não haveria memória deles como agora há. Também nos ensinou com este fato quanto bem empregadas sejam as fortunas que se gastam em construir, honrar e enriquecer os Templos e quanto largamente a Rainha do Céu remunera os serviços que lhes prestam na terra os fiéis. 

Somos devotos desta Rainha dos Anjos, servamo-la com afeição e solicitude, recorramos a Ela em todas as nossas tribulações e necessidades com grandíssima confiança, imatamos as virtudes e os exemplos dEla, que nenhum dos que assim fizerem restará confundido. 


A Basílica de Santa Maria, em Roma, foi consagrada em honra a Nossa Senhora pouco depois do Concílio de Éfeso (431) que proclamara a Divina Maternidade de Maria".


Fachada
clique aqui para ver mais imagens, e na foto para ampliá-la


Fonte: "Flos Sanctorum, ou Vidas dos Santos", Pe. Pietro Ribadeneira, Toletano da Companhia de Jesus, 1704, Veneza, Imprimatur, pp. 524-525. PDF

Tradução do "Flos", notas e organização: Giulia d'Amore. 


Nossa Senhora das Neves, rogai por nós!




+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores