Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ss. Gervásio e Protásio, Mártires

19 de junho 

Santos Gervásio e Protásio

Mártires


São Gervásio e São Protásio são irmãos mártires cristãos do século II. A acta pode ter sido expandida a partir de uma carta ("Epístola LIII") aos Bispos da Itália, atribuída a Santo Ambrósio, escrita em um estilo muito simples, o que dificulta estabelecer uma data precisa para a composição. De acordo com ela, Gervásio e Protásio eram filhos gêmeos dos mártires São Vital (Vidal ou Vitálio) e Santa Valéria. O pai deles era de Milão, um homem de dignidade consular, que sofreu o martírio em Ravena, possivelmente sob o imperador romano Nero. A mãe morreu por sua Fé em Mediolano. Gervásio e Protásio foram então aprisionados e, presos, receberam a visita de São Nazário. Acredita-se que os gêmeos foram flagelados e decapitados sob o comando de Anubinus (ou Astasius) e enquanto Caius era o Bispo de Milão. Alguns autores atribuem o martírio a uma data sob o imperador Diocleciano. A principal crítica à data é a de que não é possível explicar como, se a data for mesmo esta, que o local do sepultamento e mesmo os nomes dos envolvidos tenham sido esquecidos no tempo de Santo Ambrósio, como ele afirma.


Santo Ambrósio, em 386, fez construir uma magnífica basílica em Mediolano, hoje chamada de Basílica de Santo Ambrósio. O povo pediu que ele a consagrasse da mesma forma solene que era realizada em Roma, o que ele prometeu fazer se conseguisse obter as necessárias relíquias. Em um sonho, lhe foi mostrado o lugar onde elas poderia ser encontradas. Ele ordenou que a região, fora da cidade, fosse escavada, no cemitério da Igreja de São Nabor e São Félix, que eram
então os santos padroeiros de Mediolano. Lá, foram encontradas as relíquias de Gervásio e Protásio. Numa carta, Santo Ambrósio escreveu:
“Eu encontrei os sinais corretos e, quando foram trazidos alguns sobre os quais pusemos nossas mãos, o poder dos mártires sagrados se tornou tão manifesto que, enquanto eu ainda permanecia em silêncio, um deles foi tomado e se prostrou frente ao sepulcro sagrado. Nós encontramos ali dois homens de maravilhosa estrutura, como de antigamente. Todos os ossos estavam perfeitos e havia muito sangue”. 
Carta de Santo Ambrósio sobre a descoberta das relíquias.

Ambrósio, então, removeu as relíquias e as depositou na Basílica de Fausta (hoje a Igreja de São Vital e São Agrícola. Durante os dias seguintes, segundo os textos, muitos milagres foram realizados, prova do favor divino no contexto da grande luta que estava ocorrendo entre Santo Ambrósio e a imperatriz ariana Justina. Sobre a sua visão, a descoberta das relíquias e os milagres que se seguiram, Santo Ambrósio escreveu para sua irmã, Marcelina. 


Santo Agostinho, ainda um catecúmeno, presenciou estes fatos e os relata em suas grandes obras: "Confissões" (IX, vii) e Cidade de Deus (XXII, viii), assim como em seu "Sermão 286". Outra fonte é a obra sobre a vida de Ambrósio escrita por São Paulino. Ele morreu em 397 e foi enterrado na basílica ao lado dos mártires, como último desejo. 

Imediatamente após a descoberta das relíquias por Santo Ambrósio, o culto dos irmãos mártires se espalhou pela Itália e diversas igrejas lhes foram dedicadas em Pávia, Nola e outros lugares. Na Gália, existem igrejas dedicadas a eles (cerca de 400), em Le Mans, Ruão e Soissons. No Louvre, em Paris, está agora a famosa pintura dos santos feita por Lesueur (m. 1655), que ficava na igreja dedicada a eles em Paris. De acordo com o "Liber Pontificalis", o Papa Inocêncio I (402-17) dedicou uma igreja a eles em Roma. Posteriormente, o nome de São Vita, pai deles, foi adicionado ao título desta igreja (Basílica de São Vital). E bem no início, os nomes dos irmãos foram inseridos na Litania dos Santos.

Em 835, Angilberto II, Bispo de Milão, colocou as relíquias dos três santos (os irmãos e Ambrósio) num sarcófago de pórfiro, onde eles foram encontrados em janeiro de 1864. Uma tradição alega que, após a destruição de Milão por Frederico Barbarossa, seu chanceler Rainald of Dassel levou as relíquias e as depositou em Breisach, na Alemanha, e de onde algumas foram parar em Soissons. A alegação é rejeitada por Milão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerv%C3%A1sio_e_Prot%C3%A1sio.
 



Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores