Pesquisar este blog

Novidades!!!

sábado, 9 de novembro de 2013

Bela cantora italiana dá exemplo às jovens de todo o mundo



É exemplar para todas as nossas jovens a história de uma jovem e linda cantora italiana chamada Maria Luce Gamboni (foto). Ela tem dezoito anos de idade e havia sido escalada para o papel principal num badalado espetáculo musical do ainda mais badalado produtor David Zard, considerado por muitos como o maior produtor musical italiano. David Zard foi quem primeiro trouxe os "megashows" de muitos dos maiores nomes da música internacional aos grandes estádios. É considerado o empresário que criou na Itália a evolução dos musicais e o "criador do teatro para as massas" (segundo Silvana Mazzocchi, do Cinquantamila Giorni).

Diante de todos esses fatos, é fácil entender a importância, para qualquer jovem artista, de ser a protagonista de um espetáculo assinado por David Zard. Bem, nossa heroína María Luce foi escolhida para ser a disputadíssima Julieta do espetáculo "Romeu e Julieta, Amar e Mudar o Mundo" ('Romeo & Giulietta – Ama e cambia il mondo'). Melhor do que ganhar sozinha na loteria. Não poucas jovens dariam tudo para estar no lugar dela,  mas María Luce declinou o convite.

Por quê? Acontece que havia no espetáculo uma cena de nudez. Em uma cena, Julieta teria que se apresentar usando algo como um véu ou camisola totalmente transparente, estando completamente nua por baixo. Primeiro, ela então pediu ao diretor que a deixasse pelo menos usar roupa íntima por baixo, mas a resposta foi taxativa: ou ela fazia a cena nua, ou então seria trocada por outra. Ela então respondeu: "Pois chame outra. Mais do que o dinheiro e o meu sonho, eu prefiro o meu pudor".

«Por encima del dinero y de mi sueño yo prefiero mi pudor», disse a jovem. E disse ainda uma outra verdade bastante esquecida nestes nossos tempos: «El canto es una cosa, despojarse de la ropa, es otra».

Sim. Cantar é uma coisa, tirar a roupa para a platéia é outra. A história lembra uma outra situação envolvendo um tema parecido, envolvendo o ator brasileiro Pedro Cardoso, que há cerca de cinco anos protestou contra o fato de os atores e atrizes serem obrigados a fazer pornografia (O site "Deus Lo Vult!" tratou  do assunto na época - veja aqui). As palavras dele foram as seguintes: "O personagem é justamente algo que o ator veste. Ao despir-se do figurino, o ator despe-se também do personagem, e resta ele mesmo, apenas ele e sua nudez pessoal e intransferível".

Certíssimo. E é este exatamente o ponto central da queixa de María Luce. Ora, cantar é uma coisa, ficar nua diante de uma plateia é outra coisa completamente diferente! A voz de uma jovem cantora não é melhor apreciada quando ela tira a roupa, muito pelo contrário. O mais provável é que toda a atenção seja atraída para seu corpo e, diante dele, o canto passe desapercebido. E a jovem italiana quer ser apreciada pelo talento que tem, e não por  seus dotes físicos. Até porque ela escolheu a carreira de cantora e não de stripper.

O episódio envolvendo Maria Luce revela mais uma forma de coisificação da mulher, vista como objeto sexual, de erotismo descabido, de vulgaridade dispensável. - Ora, o que importa o corpo da jovem Julieta (ou, melhor dizendo, o corpo da jovem cantora que a está representando, uma vez que despir-se do figurino é despir-se também do personagem) para a peça? Trata-se de um musical, e não de um show erótico!

É reconfortante e animador ver que uma bela jovem, cheia de sonhos e ambições, ainda é capaz de perceber o descabimento de certas exigências supostamente artísticas, e colocar sua moral e seus princípios acima de todos os outros valores. Às vezes, ser capaz de dizer “não” é afirmar e ensinar que há coisas mais importantes do que o sucesso. É mostrar que a realização pessoal não tem a ver com sacrificar a nossa honra nos altares do sucesso fácil e da fama. Que o "pudor", – esta palavrinha tão esquecida e fora de moda, – ainda é mais valioso que o dinheiro.

____
Fonte: Portal "InfoVaticana", em
http://infovaticana.com/por-encima-del-dinero-y-de-mi-sueno-esta-mi-pudor/
Acesso 31/10/013 ** Baseado no artigo “Meu pudor está acima do dinheiro e do meu sonho”, de Jorge Ferraz, publicado no site "Deus Lo Vult!"
Visto em: http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2013/10/bela-cantora-italiana-da-exemplo-as.html

+
Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA