Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Roma: FSSPX precisa de mais tempo!

Bernard anda dizendo, por ele mesmo ou pelos seus, outras coisas por aí. Quem mente? Eles ou Roma? Eu, prudentemente, não acredito em nenhum deles. Quando se perder a confiança... 

Fraternidade Sacerdotal São Pio X precisa de mais tempo de reflexão e estudo

A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” declarou nesta sexta-feira que, na sua mais recente comunicação, a 6 de Setembro passado, a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X anunciou precisar de mais tempo de reflexão e de estudo para preparar a própria resposta às últimas iniciativas da Santa Sé.
Recorde-se que o estado actual das discussões entre a Santa Sé e a essa Fraternidade sacerdotal é fruto de três anos de dialogo doutrinal e teológico, durante os quais uma comissão conjunta se reuniu oito vezes para estudar e debater, entre outras questões, alguns pontos controversos na interpretação de certos documentos do Concilio Vaticano II. Quando essa fase de dialogou doutrinal se concluiu foi possível proceder a uma fase de discussões centradas no desejo de reconciliação da Fraternidade sacerdotal São Pio X com a Sé de Pedro.
Outros passos fundamentais neste processo positivo de gradual reintegração, foram empreendidos pela Santa Sé em 2007 mediante a extensão à Igreja Universal da forma extraordinária de Rito Romano [como? então antes não era possível celebrar Missa Tridentina? Quem mente aqui? - NdB] e, em 2009, com a abolição das excomunhões [sic. Aqui pode ter sido "obra" do jornalista, não necessariamente do Vaticano - NdB]. Foi só há alguns meses atrás que se chegou, nesta difícil caminhada, a um ponto fundamental, quando, a 13 de Junho passado, a Pontifícia Comissão apresentou à Fraternidade Sacerdotal de São Pio X uma declaração doutrinal juntamente com uma proposta para a normalização canónica da própria situação no seio da Igreja católica.
A Santa Sé está actualmente à espera duma resposta oficial da parte dos Superiores da Fraternidade Sacerdotal sobre estes documentos. [Os fellayanos afirmam que as negociações acabaram! - NdB]
Depois de trinta anos de separação [e qdo fomos unidos a eles? - NdB], é compreensível que se tenha necessidade de tempo para assimilar o significado destas recentes evoluções [Ou seja: para a FSSPX aceitar o CVII - NdB]. Enquanto o nosso Santo Padre procura promover e preservar a unidade da Igreja mediante a realização da reconciliação há muito esperada pela Fraternidade São Pio X com a Sé de Pedro – lê-se na Declaração da Comissão Pontifícia “Ecclesia Dei” – uma potente manifestação do Munus Petrinum à obra – são necessárias paciência, serenidade, perseverança e confiança.

Grifos e [comentários] nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores