Pesquisar este blog

sábado, 18 de outubro de 2014

São Lucas, Evangelista

18 de outubro 

São Lucas, Evangelista 


clique para ver mais imagens

São Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás) é, segundo, a Tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros. 

São Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Chamado por São Paulo de "O Médico Amado" (Colossenses 4:14), foi um dos cristãos do primeiro século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos.  

A primeira referência a São Lucas encontra-se na Epístola a Filemon, de São Paulo, no versículo 24. É mencionado também na Epístola aos Colossenses, 4:14 , bem como na Segunda Epístola a Timóteo, 4:11. A segunda menção mais antiga a São Lucas encontra-se no "Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas", um documento que já foi datado do século II, mas que recentemente é considerado como do século IV. Contudo, Helmut Koester defende que o seguinte excerto – a única parte preservada do documento original, em grego – pode ter sido escrito, realmente no século II: 

“Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade.”
Alguns manuscritos afirmam que
São Lucas morreu "em Tebas, capital da Beócia". Todas estas referências parecem indicar que São Lucas terá, de fato, seguido São Paulo durante algum tempo.

Tradições mais tardias desenvolveram-se a partir daqui. Epifânio de Salamina assegura que
São Lucas era um dos Setenta Discípulos (Panarion 51.11), e São João Crisóstomo refere que o "irmão" referido por São Paulo na Segunda Epístola aos Coríntios, 8:18 ou é São Lucas ou é São Barnabé. J. Wenham assevera que São Lucas era "um dos Setenta, um dos discípulos de Emaús, parente de Paulo e de Lúcio de Cirene." Nem todos os acadêmicos têm tanta certeza disso quanto Wenham.

Outra tradição cristã defende que foi o primeiro iconógrafo, e que pintou a Virgem Maria,
São Pedro e São Paulo. É por isso que, mais tarde, as guildas medievais de São Lucas, na Flandres, ou a Accademia di San Luca ("Academia de São Lucas") em Roma - associações imitadas noutras cidades europeias durante o século XVI - reuniam e protegiam os pintores.  


O que diz a Bíblia sobre Lucas
  

São Lucas é mencionado somente três vezes pelo seu nome no N.T. (Cl 4.14 - 2 Tm 4.11 - Fm 24). Pouco se sabe a respeito da sua vida. Têm alguns julgado que ele foi do número dos setenta discípulos, mandados por Jesus a evangelizar (Lc 10.1) - outros pensam que foi um daqueles gregos que desejavam vê-lo (Jo 12.20) - e também considerando que São Lucas é uma abreviação de Lucanos, já têm querido identificá-lo com Lúcio de Cirene (At 13.1).

Dois dos Pais da Igreja dizem que era sírio, natural de Antioquia. Na verdade, não parece ter sido de nascimento judaico (Cl 4.11). Era médico (Cl 4.14). Ele não foi testemunha ocular dos acontecimentos que narra no Evangelho (Lc 1.2), embora isso não exclua a possibilidade de ter estado com os que seguiam a Nosso Senhor Jesus Cristo. Todavia, muito se pode inferir do emprego do pronome da primeira pessoa na linguagem dos Atos. Parece que
São Lucas se juntou a São Paulo em Trôade (At 16.10), e foi com ele até à Macedônia - depois viajou com o mesmo Apóstolo até Filipos, onde tinha relações, ficando provavelmente ali por certo tempo (At 17.1).

Uns sete anos mais tarde, quando
São Paulo, dirigindo-se a Jerusalém, visitou Filipos, São Lucas juntou-se novamente com ele (At 20.5). Se São Lucas era aquele ‘irmão’, de que se fala em 2 Co 8.18, o intervalo devia ter sido preenchido com o ativo ministério. São Lucas acompanhou São Paulo a Jerusalém (At 21.18) e com ele fez viagem para Roma (At 21.1). E nesta cidade esteve com o Apóstolo durante a sua primeira prisão (Cl 4.14 - Fm 24) - e achava-se aí também durante o segundo encarceramento, precisamente pouco antes da morte de São Paulo (2 Tm 4.11). Uma tradição cristã o apresenta como pregando o Evangelho no sul da Europa, encontrando na Grécia a morte de mártir. (*veja Lucas - o Evangelho segundo.) 


Fontes: 
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lucas 
  2. http://www.igrejaortodoxa.com/vidasaolucas.php 
  3. http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=FC08E5D6-3048-560B-1C2ABF52FFF333F7&mes=Outubro2006.

  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores