Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

São João Câncio

20 de outubro 

São João Câncio 

Confessor 


clique para ver mais imagens
João Câncio (ou Giovanni Canzio, ou de Kęty), (Kęty, 1397 – Cracovia, 24/12/1473), foi um sacerdote e teólogo polonês.  

Professor de teologia em Cracovia, deixou o ensino por alguns anos e se dedicou ao serviço pastoral na paróquia de Olkusz, distinguindo-se pelo espírito de oração e penitência, e por sua caridade com os pobres.

Em 1440, abandonou o ministério paroquial para retomar a docência (contribuiu para a educação do príncipe Casimiro) na Universidade de Cracovia, onde recuperou o posto de professor e durante muitos anos deu aulas sobre as Sagradas Escrituras ou explicação da Santa Bíblia. Sua fama chegou a ser extremamente grande. Nas discussões repetia o que dizia São Agostinho: "Combatemos o pecado mas amamos o pecador. Atacamos o engano, mas não queremos violência contra ninguém, a violência sempre faz mal, em troca a paciência e a bondade abrem as portas dos corações"".

Quando pregava sobre o pecado chorava ao recordar a ingratidão dos pecadores para Deus, e as pessoas ao vê-lo chorar se comoviam e mudavam de conduta.

A seus alunos repetia estes conselhos: "Cuidem-se de ofender, que depois é difícil fazer esquecer a ofensa. Evitem murmurar, porque depois resulta muito difícil devolver a fama que se tirou". Foram centenas os sacerdotes formados espiritualmente por ele, e a gente o chegou a chamar "o pai dos pobres" por suas muitas obras de caridade com os mais necessitados.

Morreu
durante a Missa, na Vigília do Natal de 1473. Em seu sepulcro se obraram muitos milagres e por sua intercessão se conseguiram admiráveis favores. 

Culto
 

Em 28 de março de 1676, o Papa Clemente X confirmou seu culto e no dia 16 de julho de 1767 foi canonização pelo Papa Clemente XIII. Clemente XII o declarou Patrono da Polônia e da Lituania.  

Fontes: 
  1. http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=373 
  2. http://it.wikipedia.org/wiki/Giovanni_da_K%C4%99ty 
  3. http://www.katolsk.no/biografier/historisk/jkanty 
  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores