Pesquisar este blog

sábado, 25 de outubro de 2014

O dever de votar, votar bem, em benefício da Pátria!

Mais considerações sobre as eleições, mais precipuamente sobre o dever de votar, e de votar bem, pelo bem da Pátria.

Em 1921 o Cardeal Léon-Adolphe Amette, Arcebispo de Paris, enviou uma carta pastoral ao seu rebanho sobre tal dever. Posteriormente, em uma Carta conjunta para todos os católicos franceses, a Hierarquia enviou a seguinte mensagem:

"É um dever de consciência, para todos os cidadãos honrados com direito de votar, que votem honesta e sabiamente, com o único objetivo de beneficiar a Pátria. Os cidadãos são sujeitos à lei divina, assim como a Igreja o é. Dos vossos votos, bem como de todas as vossas ações, Deus irá pedir contas. O direito de votar é muito mais vinculante à consciência, porque é de seu bom ou mau exercício que dependem os mais graves interesses do País e da Religião.  
É vosso dever votar. Negligenciar a fazê-lo é uma culpável abdicação de um dever. É vosso dever votar honestamente; isso é, em homens dignos de vossa estima e de vossa confiança. É vosso dever votar sabiamente; ou seja, de tal modo que vosso voto não seja desperdiçado. Será melhor dar o voto para candidatos que, mesmo não satisfazendo completamente todas nossas legítimas demandas, nos levariam a esperar deles uma linha de conduta útil para o País, do que confiar nossos votos a outros cujo programa possa ser mais perfeito, mas cuja derrota quase certa poderia abrir as portas para os inimigos da religião e da ordem social."

Fonte: The Moral Obligation of Voting. Esta parte foi traduzida por Augusto Mendes.  


Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores