Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Calendário litúrgico Agosto 2014


2 comentários:

  1. Bom dia Pales Ideas! Com licença para uma correção: A festa do Imaculado Coração de Maria já passou. Foi em junho dia 28/06/2014 logo após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus (dia 27/06/2014). Eu mesmo fui na missa desse dia abençoado e o padre explicou que a festa era depois da solenidade para ressaltar a intima união de Jesus e de Maria e por isso colocaram os dias dos Santos Corações consecutivos e juntos um do outro. Na verdade dia 22 de agosto de 2014 é festa de Nossa Senhora Rainha dos céus, da terra, dos anjos, dos santos e da Santa Igreja Católica. O padre me explicou que essa festa é a oitava da Assunção para explicar liturgicamente e didaticamente que a Virgem Maria foi coroada como Rainha após sua Assunção em corpo e alma. Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Antonio, agradeço a solicitude em querer nos ajudar, mas não há correção alguma a fazer. Essa mudança na data que vc testemunhou em junho é invencionice dos modernistas, não é Tradição da Igreja. Segundo a Liturgia de sempre, a Festa do Imaculado Coração de Maria é no dia 22 de Agosto, como sempre foi.

      A festa foi instituída oficialmente em 1805, pelo Papa Pio VII. Cinquenta anos mais tarde, Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios. Papa Pio XII estendeu, em 1944, a toda a Igreja, em perene memória da Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, realizada por ele em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. (veja mais: http://farfalline.blogspot.com.br/2011/08/imaculado-coracao-de-maria.html)

      A festa de Maria Rainha foi no dia 31 de maio: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/05/31-de-maio-festa-de-maria-rainha.html. Papa Pio XII (mais uma vez) a instituiu através de uma Encíclica (Magistério da Igreja): AD CAELI REGINAM (está no link informado).

      A Oitava da Assunção, segundo o Martirologio Romano, é a Festa do Imaculado Coração de Maria. Pode encontrar o Martirologio na internet, se não o encontrar, me escreva no formulário ao lado que lhe envio em PDF.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores