Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

A Dormição da Virgem - O Mistério de Elche

clique para ver mais imagens

A DORMIÇÃO DA VIRGEM





Não há registros históricos do momento da morte de Maria Santíssima. Há uma tradição cristã que diz que ela teria morrido (Dormição da Virgem Maria) no ano 42 d.C. e seu corpo sepultado no Getsêmani. Desde os primeiros séculos, usou-se a expressão "dormitação" (do lat. dormitáre), em vez de "morte". Alguns teólogos e Santos da Igreja Católica sustentam que Maria não teria morrido, mas teria "dormitado" e assim levada aos Céus; outra corrente, sustenta que não teria tido este privilégio uma vez que o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo passou pela morte.

A Assunção de Maria é a crença tradicional da Igreja Católica de que A Virgem Maria mãe de Jesus Cristo, no final de sua vida, foi fisicamente assunta ao Céu.

A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o Céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da Assunção ao Céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a "Dormição" pelos cristãos ortodoxos. A Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.


Os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, não mencionam atributos miraculosos a Virgem Maria. Na narrativa bíblica, sua aparição ocorre nos momentos antes do nascimento, em trechos da vida pública e no martírio de Jesus Cristo. Além disso, ela aparece nos Atos dos Apóstolos, em oração com a Igreja reunida, à espera de Pentecostes. Os demais fatos da vida de Nossa Senhora nos vêm da Tradição.





*   *   *


O MISTÉRIO DE ELCHE





El misteri d'Elx ou o Mistério de Elche é um drama sacro-lírico religioso que recria a Dormição, Assunção e Coroação da Virgem Maria. Dividida em dois atos, a obra é encenada todos os anos, há séculos, nos dias 14 e 15 de agosto, no interior da Basílica de Santa Maria, na cidade espanhola de Elche.

Trata-se de uma obra única em seu gênero, que tem sido realizada sem interrupção até hoje, superando até mesmo o obstáculo da proibição de representar dentro das igrejas pelo Concílio de Trento. Foi o Papa Urbano VIII que, em 1632, deu à cidade de Elche, por meio de uma bula, a permissão para continuar essa representação.









+
Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores