Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Aggiornamento" litúrgico na Itália

Excessivo modernismo na Catedral de Reggio Emilia, na Italia


Esta onda virulenta de adequar a Igreja ao mundo tem causado polêmicas em toda parte, sobretudo na Itália, tão perto de Roma, bem debaixo do nariz da Santa Sé. Arquitetos "vanguardistas", geralmente ilustres desconhecidos buscando fama pela polêmica, têm sido contratados para transformar séculos de história e Fé em pó.

Mas nem todos se calam e ficam apenas olhando e balançando a cabeça em sinal de desaprovação. Arquitetos italianos renomados estão criando um movimento para dizer: Basta! Basta com esses arquitetos maléficos do "aggiornamento"! Devem ser parados: já tiraram os bancos, o altar, refizeram a cripta! Onde vamos parar?  

Aqui, abaixo, o último exemplo dessa obscenidade que se transformou a corrida para a destruição da Fé:

 

Cruz do artista Hidetoshi Nagasawa
que "orna" a Catedral de Reggio Emilia

 

Abaixo, reproduzo um artigo de Francesco Borgonovo, para o jornal "Libero Pensiero": "O arqui-star despeja Cristo da igreja: destruição na catedral".

Não se pode pensar que o problema diga respeito somente aos fiéis, aqueles que vão à Missa regularmente e em breve encontrarão uma catedral sem uma imagem do Cristo crucificado, substituída por uma “Cruz gloriosa” realizada pelo japonês Hidetoshi Nagasawa, filho de uma cultura xintoísta, um sujeito que, às vésperas do famigerado sessenta e oito[1], mudou-se para a vermelha[2] e operária Sesto San Giovanni[3]. A questão diz respeito à cultura e à tradição de qualquer um que more neste País[4]. Em Reggio Emilia[5], por ocasião da restauração da catedral — que é o símbolo da mais alta autoridade religiosa na cidade, o bispo — alguns artistas contemporâneos foram contratados para “renovar” o interior da igreja.
A modificação mais marcante e desconcertante diz respeito justamente à cruz de Nagasawa, confiada à mente e às mãos de um criador que nem cristão é, e, de fato, eliminou Jesus, preferindo inspirar-se em um barco do qual se desenvolve uma árvore estilizada (este desenho virado permite de obter precisamente a forma de uma cruz). No entanto, a imagem de Cristo serve justamente para estimular a oração. Para nós, homens insignificantes, é reconfortante lembrar que naquele pedaço de madeira foi pregado um homem de carne e osso, com quem podemos partilhar alegrias e tormentos. Pensem ao Cristo de Don Camillo[6], que lhe fala, que o aconselha e o repreende. Imaginem a igreja do “Pequeno Mundo” de Giovannino Guareschi sem aquele Jesus, imaginem-na com a cruz do xintoísta Nagasawa. Com quem deve dialogar Don Camillo, com uma arvorezinha?

Mas, dentre as intervenções — supervisionadas pelo consultor para a adequação litúrgica, Mons. Giancarlo Santi —, há também um maravilhoso porta-círio pascal, obra do escultor Ettore Spalletti. Quanto mais olho para ele, mais me parece um tubo. Uma chaminé, um mastro. A sensação que me dá é de uma extrema frieza, de distância. Parece uma arquitetura industrial. Não quero dizer que não tenha seu charme, mas parece mais adequado para abrigar uma bela vela em um restaurante etno-chic de Milão, onde se possa degustar algum refinado prato fusion[7], com um fundo musical lounge[8].

Idem para o altar-mor. Removido o do século XVIII, foi inserido um provisório de forma cúbica. Depois, foi encomendada a outro artista, Claudio Parmiggiani, uma mesa para altar em pedra, que parece muito fora de contexto. Ao célebre criador Jannis Kounellis foi encomendada a realização da cátedra episcopal, que será colocada na nave central e, portanto, fora do presbitério. Todos os bancos de madeira, do século XIX, foram substituídos por cadeiras dobráveis pretas, estas também extraordinárias para um coquetel à beira da piscina, mas questionáveis em uma catedral.

“Falta o altar-mor”, escreveu em um recente artigo Elio Garzillo, ex-superintendente para os bens arquitetônicos e diretor regional na Sardenha e Emilia Romagna, observando como se produziu “a impressão de uma sala de aula longa quanto um vagão de trem; faltam os bancos, os confessionários, os castiçais de madeira em cornucópia, as suspensões”. Um grupo de intelectuais e cidadãos de Reggio Emilia se mobilizou contra as “inovações” na Catedral. Explicou-me Stefano Maccarini Foscolo, animador dos críticos, que a administração municipal e o Bispo Adriano Caprioli não foram sequer levados em consideração. Além disso, agora a Catedral está fechada, então ninguém ainda viu o que estão aprontando lá dentro. Deverá ser reaberta ao público no dia de ferragosto[9].

Ainda Maccarini faz observar a enésima estranheza: “A cripta foi reinterpretada como um espaço ‘luminescente’, com escadas de vidro e aço, refletores encaixados e painéis expositivos, removendo tudo que tinha ligação com a antiga tradição”. Quem sabe, talvez farão uma boate subterrânea. Algumas das novidades deverão servir para “democratizar” a função religiosa, para permitir uma maior participação dos fiéis, mas a sensação é que se trata de modificações de cima para baixo, sem levar em conta nem a comunidade nem a tradição. É por isso que dizemos que a preocupação não diz respeito apenas aos cristãos, mas a todos.

Há tempos tornou-se moda nas cidades italianas — grandes e pequenas – encomendar obras importantes a artistas contemporâneos famosos. Em Reggio Emilia, foi confiada ao arquiteto Santiago Calatrava a construção de uma ponte enorme, certamente não feia, mas anônima, totalmente alheia ao lugar onde surgiu. A mesma coisa aconteceu em Veneza, onde o mesmo Calatrava projetou uma ponte onde os transeuntes se arriscam a quebrar o pescoço. Mas há também os arranha-céus retorcidos de City Life em Milão, as torres de Babel criadas pelo arqui-star Daniel Libeskind. Edifícios que poderiam ser encontrados em Tóquio ou Nova York, mais do que na Lombardia, e nada mudaria. Trata-se da arte da moda, perfeita para exportação e produção em série, fria e impessoal, como o interior da Catedral de Reggio Emilia que os (poucos) projetos visíveis fazem perceber. Quanto provincianismo há em uma escolha dessas. Opta-se pela assinatura do artista mais cool, sem levar em conta as arquiteturas precedentes, a urbanística e a história.

“A coisa mais impressionante é a ruptura com a tradição”, diz o teólogo Monsenhor Nicola Bux. “Não da para entender por que não se deve pedir, àqueles que são chamados a construir igrejas ou a propor mobília sacra, de terem fé. Os orientais, antes de confeccionar um ícone, jejuam e rezam. Mas nós somos prisioneiros dos grandes nomes, a mentalidade secular penetrou na Igreja. Queremos promover os artistas não-crentes ou não-cristãos? Bem, deixemo-los expor no espaço em frente ao templo, onde poderão refletir olhando o que acontece dentro. Muitas vezes, estes artistas não sabem nem ao mesmo o que seja a liturgia católica. Como podem projetar um elemento tão importante quanto a Cruz?”. Podem criá-lo sim, como não? Nagasawa, por exemplo, inventou uma belíssima cruz zen. A ser exposta em uma igreja católica. Tudo muito fusion...[10]

Fonte: 24EMILIA
Tradução: Giulia d'Amore di Ugento



[1] Movimento social e político controverso que destruiu a sociedade ocidental.
[2] Comunista.
[3] Cidade italiana na Província de Milão, na Lombardia, cuja capital é Milão. Chamada de “a Stalingrado italiana” devido à população essencialmente operária e de esquerda.
[4] Refere-se à Itália.
[5] Cidade italiana na província homônima, na Emília-Romanha, cuja capital é Bolonha.
[6] Personagem fictícia criada pelo escritor e jornalista italiano Giovannnino Guareschi, como protagonista (oposto ao antagonista amigo-inimigo Peppone) de uma série de contos nos quais ele é o pároco de uma pequena aldeia às margens do rio Pó, um ambiente que Guareschi define Mondo Piccolo (Mundo Pequeno), paradigma ideal da realidade rural italiana no pós-guerra. Vale a pena ler.
[7] São pratos inspirados em outras culturas, mas que são modificados porque nem sempre se tem à disposição os ingredientes originais.
[8] Lounge music é um gênero musical caracterizado pela mistura de músicas dos anos 50 e 60 com swing e sons característico da atualidade como bossa nova, easy listening.
[9] No Ferragosto (do latim: Feriae Augusti) é comemorada a Assunção de Maria pelos italianos, no dia 15 de agosto. É também ponto de partida das férias na Itália.
[10] F. Borgonovo encerra com o clássico sarcasmo italiano.

_

Leitores