Para o último dia do Ano
Devemos aproveitar o tempo
Ecce breves anni transeunt, et semitam per qyuam non revertar ambulo – “Ve que passam os breves anos, e eu caminho por uma vereda pela qual não voltarei” (Jó 16, 23)
PALE IDEAS - TRADIÇÃO CATÓLICA: SOMOS FILHOS DE MONS. MARCEL LEFEBVRE - SOMOS A CONTRARREFORMA! A IGREJA "QUE VEMOS" É APÓSTATA, E SUA MISSA É BASTARDA.
Ecce breves anni transeunt, et semitam per qyuam non revertar ambulo – “Ve que passam os breves anos, e eu caminho por uma vereda pela qual não voltarei” (Jó 16, 23)
Temos diversos posts sobre o tema, e aqui será um índice para encontrá-los todos. Alguns post foram deletados porque se repetiam.
1. Jejum e abstinência no Brasil: http://farfalline.blogspot.com/p/blog-page_22.html.
2. Jejum e abstinência na Igreja em geral: https://farfalline.blogspot.com/2015/02/jejum-e-abstinencia-cdc-1917-1983.html.
3. Jejum e abstinência antes do Concílio Vaticano II: https://farfalline.blogspot.com/2016/02/a-quaresma-antes-do-concilio.html.
4. Aos domingos não se faz penitência: https://farfalline.blogspot.com/2017/01/aos-domingos-nao-se-faz-penitencia.html.
5. Quaresma, jejum, abstinência e Têmporas no Brasil: https://farfalline.blogspot.com/2015/02/sobre-quaresma-jejum-abstinencia-temporas.html.
6. Receita para as sexta-feiras: https://farfalline.blogspot.com/2011/12/receita-para-sexta-feira.html.
7. 24 de dezembro não se faz "ceia de Natal": https://farfalline.blogspot.com/2022/12/24-de-dezembro-nao-se-faz-ceia-de-natal.html.
"O vosso olhar misericordioso a nós volvei", ó santa Mãe de Deus e concedei-nos, Corredentora nossa e Medianeira de todas as Graças, todas as graças de que necessitamos para nossa santificação, cura e proteção contra o Mal e os males.
O chamado tradicionalismo filosófico tem raiz nos escritos de Joseph de Maistre, Lamennais e outros. Todos esses autores apresentam graves erros contra a Fé e a revelação. O Concílio Vaticano I condenou os erros dos tradicionalistas enquanto negavam capacidade à razão humana. Joseph de Maistre foi seguidor das teses de Jacob Boehme, além de maçom martinista.
Muitos católicos o julgam um autor ortodoxo porque ele escreveu o "Du Pape", defendendo a infalibilidade papal. Entretanto, ele defende que o Papa é infalível porque é soberano. Para ele, todo soberano é infalível quando pronuncia sentenças irrecorríveis. Ora, o Papa não é infalível porque é um soberano, e sim pelo poder dado por Cristo a São Pedro e seus sucessores.
Além disso, De Maistre tem inúmeros outros erros: por exemplo, é ecumenista. Sobre esses erros de Joseph de Miastre recomendo-lhe o livro "Joseph de Maistre Mystique de Dermenghem". Lamennais foi condenado por Gregório XVI na encíclica "Mirari vos".
Evidentemente, a condenação desse tradicionalismo gnóstico procedente de Boehme e da Cabala nada tem a ver com a doutrina que defende a tradição apostólica, que é santa e de fé.
Sugestão prática: Seja antes das orações diárias costumeiras como de todas as outras, eu costumo rezar o Confiteor, para melhor me predispor à oração. Contudo, é aconselhável estar sempre "confessado", ou seja, em estado de graça, não apenas para ser atendido nas orações, mas principalmente porque não sabemos quando Deus, nosso Senhor e Criador, vai nos chamar à Sua presença para prestarmos conta de nossos pensamentos, palavras e ações. Nunca é prudente dormir sobre nossos pecados. Caso não tenha um Padre por perto, lance mão da Contrição Perfeita e do Exame de Consciência diário, até poder encontrar um confessionário católico para se limpar de suas celaredezes (pecados, impiedades, crimes...). Boa leitura.
---------- Forwarded message ---------De: Unknown <noreply-comment@blogger.com>Date: seg., 11 de jan. de 2021 às 20:45Subject: [Pale Ideas - Tradição Católica!] Novo comentário em Ofício Parvo de Nossa Senhora.Unknown deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ofício Parvo de Nossa Senhora":Ela pode rezar de uma só toada, e sempre procurar ter tempo para as orações. Ainda que se leve em conta as obrigações de estado, o convívio com Deus deve ser priorizado sim. Estimule as pessoas a rezarem e não as desestimule com esses conselhos "se der reza, se não der não reza"...