Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ARTE CRISTÃ: A GRAVIDEZ DA VIRGEM MARIA NA ARTE CATÓLICA

COMUNICADO AOS LEITORES

Pierre Mignard: The Virgin of the Grapes

Caros leitores de Pale Ideas, eu resolvi retirar as imagens de Nossa Senhora grávida para melhor averiguar sobre a licitude delas. Hoje alertei uma pessoa no G+ que estava publicando imagens de Nossa Senhora grávida nas quais aparece o Menino Jesus no ventre, porque havia lido em algum lugar que o Concílio de Trento havia condenado tais imagens por considerá-las blasfemas. Essa pessoa me questionou sobre isso e se eu tinha alguma comprovação. Daí que lhe respondi que só havia lido a respeito, mas me comprometia a encontrar a resposta. Em seguida, as imagens foram retiradas do G+, de minha parte comecei a pesquisar em site italianos. Havia lido a notícia em um site francês, mas preferi me aventurar em lugares onde se fala um idioma que domino. Dito e feito, encontrei vários sites - praticamente todos de arte ou turismo artístico - nos quais se menciona o assunto. Há alguns sites onde se deplora essa decisão... SIC! Como se alguém pudesse opinar sobre as decisões de um Concílio Dogmático!!! Encontrei até mesmo sites protestantes onde se fala disso, ainda que debochando. Mas fato é que o Concílio de Trento considerou indecorosas tais imagens e uma série de outras como a Platyteras (ícones, onde Jesus Menino aparece dentro de uma forma amendoada), ou a que amamenta (seio nu), ou ainda com Jesus Menino entrando em seu ventre em um raio de luz. A consequência foi que essas representações foram destruídas, não importando quem fosse o autor. Contudo, nem todos obedeceram: os ortodoxos com seus ícones... por óbvias razões; e os "católicos" por desobediência mesmo. Nos últimos anos, parece ter "ressurgido" o interesse por esse tipo de imagem, e muitas dessas "obras" vieram milagrosamente à luz, de novo. Ou restauradas com base em restos encontrados nas paredes, ou redescobertas em reforma para "aggiornar" as igrejas. Pelo que li, parece que os Franciscanos lideram essa sanha. 

Bom, já separei algum material que precisa ser traduzido. Espero em breve poder falar mais a respeito. 


* * *

Uma notícia de certa forma ligada ao assunto é a que li no Messa In Latino: em um convento de Estigmatinos (Ordem fundada por Gaspare Bertoni, no século XIX), os monges plantaram dentro da "sala de liturgia" - é como andam chamando, à moda dos protestantes, a nave da igreja onde se celebra a missa nova -, ao lado da "mesa", uma estátua de Maria que demonstra bem os tempos em que vivemos: nua, grávida e correndo (???), representando, segundo eles, o Advento. Imediatamente, o site deles foi inundado por uma montanha de emails de fieis furiosos e os monges acabaram retirando a estátua. A contra gosto.  

Não vou publicar, aqui, a foto da estátua porque certamente o Concílio de Trento não permitiria. Não devemos irradiar tais aberrações pós-conciliares. 



+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores