Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2016

28 de agosto: Santo Hermes

28 de agosto 

Santo Hermes 

Mártir 



Santo Hermes é o marcado com seta,  
no fundo, armado. Os outros santos são:  
São Thiago Maior,  São José, São Gisleno  
e Santo Egídio. Livro de orações holandês  
da metade do século XV. 
Santo Hermes nasceu na Grécia no século I e, segundo a tradição, foi um rico liberto romano de origem grega. Morreu martirizado em Roma no ano 120 d.C., por ordem de um magistrado de nome Aureliano. Foi sepultado no “Cemitério de Bassilla”, também chamado de “Catacumba de Santo Hermes”, na “Via Salária”.

Seu nome está registrado no “Martyrologium Hieronymianum” desde o ano 354, quando entrou para a lista da “Depositio Martyrum” no “Cronografo”

Papa Pelágio II (579-590) dedicou ao santo o cemitério e uma basílica construída sobre seu sepulcro, a qual foi depois restaurada pelo Papa Adriano I (772-795). 

No Martirologio Romano:  
“Em Roma no cemitério de Basilla na Via Salaria antiga, Santo Hermes, mártir, que, como refere o papa São Dámaso, veio da Grécia, e Roma o acolheu como seu cidadão quando padeceu pelo Santo Nome”

O seu corpo foi transladado em 829, por ordem do Papa Gregório IV, para a igreja de “S. Marcos Evangelista in Campidoglio”. No século XVIII, se veneravam relíquias suas em Roma nas igrejas de Santo Aleixo e de São Clemente al Laterano, enquanto na Basílica de Santa Maria Maggiore era exposto um braço seu. A relíquia do dedo, transladada para a França, se diz ter operado muitos milagres. 

Algumas de suas relíquias foram doadas à cidade de Spoleto (Itália) pelo Papa São Gregório Magno. Papa São Leão IV doou outras relíquias a Lotário I, o terceiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que as levou para a abadia beneditina de Kornelimünster, perto de Aquisgrana (na atual Alemanha). Depois, no século IX, foram levadas para Ronse ou Renaix (na atual Bélgica). Aqui, durante as incursões dos Vikings, muitas vezes foi intimado aos monges de deixar a cidade, e, por fim, o mosteiro foi queimado pelos Normandos em 880. As relíquias, então, foram recuperadas em 940 e colocadas na cripta românica em 1083. A igreja de Santo Hermes, que foi construída depois por sobre a cripta, foi consagrada em 1129. A economia local floresceu graças às romarias em honra do santo, conhecido pelas curas de distúrbios mentais. Existe ainda um ditado francês que diz: 


“Saint Hermès guérit les fous des environs et laisse les habitants de Renaix tels qu'ils sont...”
Santo Hermes sara os loucos nas redondezas, mas deixas os moradores de Ronse como são”. 



FOGO DE SANTO ELMO 

Antigamente, o “fogo de Santo Elmo” também era chamado de “Fogo de Santo Hermes”. Esse fenômeno consiste em uma descarga eletroluminescente provocada pela ionização do ar num forte campo elétrico provocado pelas descargas elétricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica. Fisicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faísca dupla ou tripla, que surge de estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja e chaminés. O fogo-de-santelmo se observa com frequência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, alterando a bússola, para desassossego da tripulação. Benjamin Franklin já observara, em 1749, que o fenômeno é de natureza elétrica. Também se dá em aviões e dirigíveis, nos quais era muito perigoso, já que muitos deles eram inflados com hidrogênio, gás muito inflamável. O fogo-de-santelmo aparece também entre as pontas dos cornos dos bovinos durante as tormentas elétricas, e em objetos afiados em meio de um tornado. 

Fontes:  
https://it.wikipedia.org/wiki/Ermete_martire (italiano). 
http://www.enrosadira.it/santi/e/ermete.htm (italiano). 
Tradução: Giulia d'Amore. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores