Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

10 de agosto: São Lourenço, Mártir

IN FESTO SANCTI LAURENTII MARTYRIS

clique para ver mais imagens


Festa de São Lourenço, Mártir, co-padroeiro de Roma, Stauroforo(1) de Santa Romana Igreja.


Roma, antiga mãe dos templos pagãos, agora devotada a Cristo, vitoriosa sob o comando de Lourenço, conquistas o triunfo sobre os ritos bárbaros. Havias vencido os reis soberbos, havias posto rédeas aos povos, agora impões o jugo do mando aos ídolos monstruosos. Esta única glória faltava às insígnias da cidade das togas: a glória de domar o imundo Jupiter, não com as forças tumultuosas de um Cosso (2), um Camillo(3), ou um César, mas com a batalha não incruenta do mártir Lourenço. [...] (aqui, o sujeito muda: era Roma, agora é o Santo Mártir) Três, quatro, sete vezes feliz o Romano que pode comemorar, de perto, a ti a ao local em que descansam os teus ossos! Ele se prostra no teu santuário; de bruços no chão, rega-o de lágrimas e derrama os seus votos. [...] É lá, ó São Lourenço, que nós vamos procurar a memória dos teus sofrimentos, porque tu tens dois palácios em que resides: aquele do corpo, na terra, e aquele da alma, no Céu. O Céu, inefável cidade que te faz membro do seu povo, que, nas fileiras de seu eterno senado, põe sobre tua cabeça a coroa cívica! Com tuas pedras preciosas resplandecentes, apareces como o homem que a Roma celeste elegeu como perpétuo cônsul! As tuas funções, o teu crédito, o teu poder se revelam nos entusiasmos dos Quirites (4) atendidos nas súplicas que te apresentaram. Qualquer rogo é ouvido; todos rezam em liberdade, formulam seus votos; ninguém leva de volta consigo a sua dor. Estejas sempre pronto para socorrer os filhos da cidade rainha: que eles tenham um firme apoio em teu amor de pai; que encontrem em ti a ternura e o leite de seio materno. Mas, entre eles, tu, a honra de Cristo, ouças também o humilde postulante que confessa a sua miséria e rejeita as suas culpas. Eu sei que sou indigno, eu o reconheço, indigno de ser atendido por Cristo; mas protegidos pelos Mártires, podemos obter o remédio para os nossos males. Ouça a alguém que te suplica: em tua bondade, solta as minhas correntes, livra-me da escravidão da carne e dos vínculos com o mundo!”



Notas: 
1  Stauroforo, aquele que carrega a cruz nas procissões. 
Não sei a que se refere, pois há uma variedade de políticos romanos com esse nome. 
3 Marco Fúrio Camilo, político, militar e tribuno romano (https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Fúrio_Camilo). 
4 Quirites (lit. “lanceiros”, em latim, de “quiris”, “lança”) era o nome dos cidadãos da Roma Antiga. Utilizado na frase popular “Romanus Quirites” (ou “Quiritium”), indicava o cidadão individual, em contraste com a comunidade como um todo; daí vinha o termo “ius Quiritium”, no direito romano, que significava a cidadania romana integral. O termo acabou perdendo, com o tempo, a associação militar que tinha, devido à concepção original do povo como uma tropa de guerreiros, e passou a ser aplicado, por vezes de maneira depreciativa, aos próprios romanos em assuntos domésticos, enquanto “Romani” passou a ser reservado para as relações externas (Cf. https://pt.wikipedia.org/wiki/Quirites).

(Aurelio Prudenzio, Peristephanon Liber, II, 1-16, 529-536, 549-584)
Fonte: http://www.scuolaecclesiamater.org/2016/08/in-festo-sancti-laurentii-martyris.html
Tradução: Giulia d'Amore.   



Ainda Sobre São Lourenço, veja:

  1. Hino a São Lourenço: http://precantur.blogspot.com.br/2013/08/hino-sao-lourenco.html
  2. Imagens de São Lourenço: http://sacragaleria.blogspot.com.br/2014/07/sao-lourenco.html
  3. Lourenço: além das estrelas, o mártir que protegeu o Graal: http://farfalline.blogspot.com.br/2011/08/lourenco-alem-das-estrelas-o-martir-que.html
  4. Uma breve Vitahttp://farfalline.blogspot.com.br/2015/08/sao-lourenco-martir.html.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores