Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

São João Crisóstomo

Hoje a Igreja comemora o dia de São João Crisóstomo. Aqui alguns trechos da Homilia sobre os Atos dos Apóstolos, de sua autoria:

"Que pode perturbar o santo? A morte? Não, porque a deseja como prêmio. As injurias? Não, porque Cristo ensinou a sofrê-las: 'Bem-aventu­rados sereis quando vos injuriarem e vos perseguirem' (Mt 5,11). A doen­ça? Também não, porque a Escritura aconselha: 'Aceita tudo o que Deus te mandar, e permanece em paz na tua dor, e no tempo da humilhação tem paciência; porque o ouro e a prata se provam no fogo e os homens amados de Deus no cadinho da tribulação' (Eclo 2,5). Que resta então que seja capaz de perturbar o santo? Nada. Na terra, até a alegria costuma aca­bar em tristeza; mas, para quem vive de acordo com Cristo, as próprias penas se transformam em alegria" (S. João Crisóstomo, Homilia sobre as Estátuas 19).

Que pode perturbar o santo? A morte? Não, porque a deseja como prêmio. As injúrias? Não, porque Cristo ensinou a sofrê-las: Bem-aventurados sereis quando vos injuriarem e vos perseguirem (Mt 5, 11). A doença? Também não, porque a Escritura aconselha: Aceita tudo o que Deus te mandar, e permanece em paz na tua dor, e no tempo da humilhação tem paciência; porque o ouro e a prata se provam no fogo, e os homens amados de Deus, no cadinho da tribulação (Ecl 2, 5). Que resta então, que seja capaz de perturbar o santo? Nada. Na terra, até a alegria costuma acabar em tristeza; mas, para quem vive de acordo com Cristo, as próprias penas se transformam em alegria. (Homilias sobre as estátuas, 18)

"Nada há de mais frio do que um cristão despreocupado da salvação alheia. Não podes aduzir como pretexto a tua pobreza econômica; acusar-te-á a velhinha que deu as suas moedas no Templo. O próprio Pedro disse: 'Não tenho ouro nem prata' (At 3,6). E Paulo era tão pobre que muitas vezes passava fome e não tinha o necessário para viver. Não podes pretex­tar a tua origem humilde; eles também eram pessoas humildes, de condi­ção modesta. Nem a ignorância te servirá de desculpa; todos eles eram ho­mens sem letras. Sejas escravo ou fugitivo, podes cumprir o que depende de ti; assim foi Onósimo, e vê qual foi a sua vocação... Não invoques a do­ença como pretexto, pois Timóteo estava submetido a freqüentes indispo­sições. Não digas; não posso ajudá-los, porque, se és cristão de verdade, é impossível que não o possas fazer... Cada um pode ser útil ao seu próximo, se quiser fazer o que está ao seu alcance".

Não há nada mais frio que um cristão despreocupado da salvação alheia. Não podes aduzir como pretexto a tua pobreza econômica. Acusar-te-á a velhinha que deu as suas moedas no Templo. O próprio Pedro disse: Não tenho ouro nem prata (At 3, 6). E Paulo era tão pobre que muitas vezes passava fome e não tinha o necessário para viver. Não podes pretextar a tua origem humilde: eles também eram pessoas humildes, de condição modesta. Nem a ignorância te servirá de desculpa: todos eles eram homens sem letras. Sejas escravo ou fugitivo, podes cumprir o que depende de ti; assim foi Onésimo, e vê qual foi a sua vocação [...]. Não invoques a doença como pretexto, pois Timóteo estava submetido a freqüentes indisposições. Não digas: não posso ajudá-los, porque, se és cristão de verdade, é impossível que não o possas fazer. Não há maneira de negar as propriedades das coisas naturais; o mesmo acontece com isto que agora afirmamos, pois está na natureza do cristão agir dessa forma [...]. É mais fácil o sol deixar de iluminar ou de aquecer do que um cristão deixar de dar luz; mais fácil do que isso seria que a luz fosse trevas. Não digas que é impossível; impossível é o contrário [...]. Se orientarmos bem a nossa conduta, o resto sairá como conseqüência natural. Não se pode ocultar a luz dos cristãos, não se pode ocultar uma lâmpada que brilha tanto [00']' Cada um pode ser útil ao seu próximo, se quiser fazer o que está ao seu alcance.


(S. João Crisóstomo, Homilia sobre os Atos dos Apóstolos 20).




São João Crisóstomo, rogai por nós!


Leia aqui uma bela biografia sobre São João Crisóstomo.


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores