Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Preparando a Páscoa

PÁSCOA


São cinco os Mandamentos ou Preceitos da Igreja: 

- Assistir a missa inteira aos domingos e dias Santos de Guarda
- Confessar-se uma vez por ano pelo menos
- Comungar por ocasião da Páscoa
- Fazer jejum e abstinência nos dias prescritos
- Dar o dízimo segundo o costume



Nesses tempos de guerra em que nós cristãos vivemos, nos quais ter o alento da Missa diária é uma graça incomparável, é preciso ser forte e guardar a Fé com a oração. A tentação de comungar é tanta que muitos arriscam sua alma ao comungar onde sabem que não devem, não porque não há certeza da Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por que é um risco à Fé. Comungar a qualquer custo, pondo em risco a Fé não é virtude alguma, pelo contrário é uma imprudência!!! Mas não creia em mim, leia a Pascendi.  


Mas o assunto aqui é outro. 

Tendo em vista os preceitos da Igreja, e juntando o segundo e terceiro, por quê não se organizar com antecedência para assistir à Missa da Páscoa onde há um centro de Missa onde nossa Fé não corre risco? 

Em 2023, o Domingo da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo será no dia 09/04. Por quê não começar a se organizar para juntar dinheiro, conseguir acomodações e uma licença ou até mesmo as férias, para essa data? Que bem maior para nossas almas? 

O preceito da Comunhão Pascal: Em toda a América Latina, em virtude de especial indulto, concedido pelo Papa Pio XI (“Litteris Apostolicis”, de 30 de abril de 1929, n. 11), todos os fiéis podem cumprir o preceito da Santa Comunhão Pascal desde o “Domingo da Septuagésima até a festa dos SS. Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho). 


Fica a sugestão. 



Sugiro também que falem com seu diretor espiritual para preparar a Páscoa através de uma Quaresma vivida por um calendário piedoso (ou este), com jejum, penitência e esmolas.

Se ainda não têm um diretor espiritual, sugiro que providenciem um, com urgência. É imprudente tentar se santificar sozinhos nessa tempestade em que vivemos. E, de preferência, deve ser um Padre, porque, infelizmente, para a grande maioria dos católicos, nossos superiores naturais estão longe de serem bons diretores espirituais, pois precisam de direção tanto quanto nós!

Uma Boa Páscoa a todos! 

Giulia d'Amore 



___________________________________________________
PS: Para saber mais sobre os Preceitos da Igreja, leia aqui.

Atualizado em 17/01/2016
*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores