Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

SÃO PIO X E A DEMOCRACIA


SÃO PIO X E A DEMOCRACIA


A democracia é "uma religião (porque o sillonismo, os chefes o afirmaram, é uma religião) mais universal do que a Igreja Católica [...], não é mais do que um miserável afluente do grande movimento de apostasia organizada, em todos os países, para o estabelecimento de uma Igreja universal que não terá nem dogmas, nem hierarquia, nem regra para o espírito, nem freio para as paixões, e que sob o pretexto de liberdade e de dignidade humana, restauraria no mundo, se pudesse triunfar, o reino legal da fraude e da violência, e a opressão dos fracos, daqueles que sofrem e que trabalham".  



São Pio X, Carta Apostólica "Notre charge apostoliquesobre "Le Sillon". 


domingo, 20 de agosto de 2023

Como confessar. De São Francisco de Sales

Exemplo de como confessar um pecado





(Na confissão) "Não deixe de acrescentar o que é necessário para fazer bem compreender o tipo de pecado, como o motivo que o(a) fez ficar com raiva ou o(a) fez aceitar o vício de alguém.  

Por exemplo, se um homem de quem não gosto me provoca com algumas palavras levianas, por brincadeira, eu levo mal e fico com raiva: coisa que se a tivesse feito outra pessoa de quem gosto teria aceitado mais tranquilamente, mesmo que esta tivesse exagerado na brincadeira. Esclarecerei, portanto, com clareza ao confessor: deixei-me levar pela raiva contra uma pessoa porque levei a mal o que ela me disse, não pelas palavras em si, mas porque não gosto de quem as disse".

São Francisco de Sales.

Tradução: Giulia d'Amore para o blog Pale Ideas. 

       

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Da dilação da penitência

.

DA DILAÇÃO DA PENITÊNCIA 


Não pode o pecador contar com a penitência no fim da vida? 

Não!, diz S. Agostinho, que a ordinária punição dos presumidos na misericórdia divina é esquecerem-se de si na enfermidade, depois de se terem esquecido de Deus em saúde.

Voltaram-me as costas, e não o rosto, e dirão no tempo da aflição: Levantai-vos e livrai-nos! Onde estão os teus deuses que fabricaste para ti? Levantem-se e te livrem no tempo da aflição”! (Jer. 2, 27-28).

Referem as Sagradas letras o consolador exemplo da tardia conversão do bom ladrão, para que não desespere pecador algum; porém, nota S. Agostinho, é este só, para que ninguém seja temerário de diferir[1] a penitência.  


Que conceito devemos fazer dos que só na hora da morte se convertem? 

Leitores