Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

UM SANTO!

 Requiem aeternam dona eis Domine...


Há vinte anos, entregava a alma a Deus um santo homem, um herói da Igreja, um defensor da Fé. Um Santo, com o "S" maíusculo. Um santo meio que por acaso. 
Eu sei muito pouco da vida de S.E.R. Monsenhor Marcel Lefebvre, algumas poucas lembranças da infância, algumas pesquisas na internet, alguns livros... Então, para mim também, vou apresentar uma breve biografia deste impávido Homem de Deus.

Transcrevo do site oficial da FSSPX, no Brasil: 

A Fraternidade Sacerdotal São Pio X é uma “sociedade de vida comum sem votos”, fundada por S.E.R. Dom Marcel Lefebvre, legitimamente erigida na diocese de Friburgo (Suíça) no dia 1 de novembro de 1970 segundo as prescrições do direito vigente por Dom Charrière, bispo de Friburgo. Recebeu a Carta Laudatória da Sagrada Congregação para o Clero em 18 de fevereiro de 1971.

A FSSPX em Números

A FSSPX conta atualmente com 529 sacerdotes, 117 Irmãos, 176 Irmãs, 74 Oblatas, 214 Seminaristas e 38 pré-seminaristas. Está presente em 31 paises, e visita regularmente outros 32. Tem 14 Distritos e 6 Casas Autônomas, 6 Seminários, 161 priorados, 725 centros de missa, 90 escolas (do Ensino Básico ao Médio) e 2 universidades, 7 casas de exercícios espirituais e 5 conventos de carmelitas. (Dados de julho de 2010. Fonte: Distrito da América do Sul)

No Brasil, exercendo seu apostolado através de 5 sacerdotes, sem contar os padres e comunidades amigas, a Fraternidade dirige dois Priorados (em São Paulo/SP e Santa Maria/RS), diversos centros de Missa e presta auxílio às muitas comunidades amigas tradicionais que o solicitam.

Os sacerdotes da Fraternidade celebram exclusivamente a Missa Tradicional, dita de São Pio V, em latim, e se opõem  pública e ativamente às novidades liberais introduzidas por e depois do Concílio Vaticano II, que contaminaram a Fé e a encaminham à ruína.

É por esta razão que desde 1975 o Arcebispo Lefebvre e seus sacerdotes foram sujeitos a perseguições e condenações injustas pela hierarquia liberal.

A posição da Fraternidade São Pio X é magnificamente resumida por S.E.R. Dom Lefebvre em sua declaração de 21 de novembro de 1974 (leia-a na íntegra clicando aqui).

É do mesmo site a autobiografia que S.E.R. Dom Marcel Lefebvre deixou em forma de palestras na Abadia São Miguel: AQUI.


(em italiano)


Editado (layout, não conteúdo) em: 26/08/2011

Leitores