Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Dom Thomas de Aquino vs. Dom Williamson

Publico um artigo que está rondando os sites/blogs de língua inglesa. São sites/blogs respeitados na Tradição.  E fica a pergunta: onde está esse Dom Tomas?




* * *

Dom Thomas de Aquino vs. Dom Williamson


Ao tentar espalhar suas "especulações" no rebanho de Dom Thomas de Aquino por volta de 2013 ou 2014 (?), o bispo Williamson forçou Dom Thomas a interrompê-lo e a publicamente repreendê-lo, a fim de proteger os fiéis ao quais foram apresentadas as ideias perigosas do bispo.

A transcrição em inglês está no final (eu omiti, porque, para nós não interessa)


 



Isso se deu quando Dom Thomas ainda estava vendo as coisas claramente.

Com o devido respeito, é um mistério ter Dom Thomas, percebendo essa especulação de que "Bento tem uma boa vontade" como um perigo, merecido uma pública interrupção e reprovação, ENQUANTO, ao mesmo tempo, deixou passar (e defendeu!) as mais declarações recentes e perigosas de Dom Williamson:

- "Arcebispo Lefebvre diria publicamente para 'ficar longe' da Missa Nova"; (...) ", mas eu vou arriscar meu pescoço em um longo caminho (...)".

- "Eu não digo que cada pessoa deve ficar longe de todas as Missas Novus Ordo"...

- "A Missa Nova pode ser assistida com o efeito de construir a sua fé"...

- "Você faz seu próprio julgamento..."

- "Se a Missa Nova os fez, em todos esses anos, perder a fé, como é que eles têm vindo a Tradição Católica?".

- "Faça o que você precisa para alimentar sua fé ...".

- "Houve milagres eucarísticos com a Missa Novus Ordo. Eles ainda estão ocorrendo...".

--------

Uma vez que alguns são propensos a acreditar em Bispo Williamson apenas porque derrama palavras tolas e depois "se arrepende" delas, vamos analisar alguns eventos recentes para desmascarar o mito.

Se Bispo Williamson tivesse se arrependido de suas palavras, ele deveria ter feito alterações, em vez de pedir a Dom Thomas para remover o vídeo do seu canal 'oficial' do youtube ... Infelizmente, o seu desejo foi prontamente atendido. Isso teria sido o início da queda de Dom Thomas?.

Em qualquer caso, gostaríamos de mencionar que esta não é a primeira vez que se acredita que Bispo Williamson tenha se arrependido de fazer/dizer algo sem pedir desculpas ou sem fazer alteração; vamos apresentar alguns outros episódios semelhantes: 


1. Dom Williamson disse que "ele não estava orgulhoso de ter a sua assinatura" nas palavras de gratidão dirigidas a Bento XVI sobre a liberação de seu Motu Proprio, mas ele não fez quaisquer alterações que nos levam a acreditar que o seu arrependimento era verdadeiro. Por uma questão de fato, temos uma razão concreta para acreditar que ele não se arrependeu de todo; caso contrário ele não teria dito - junto com a sua visionária pessoal - a primeira "Cruzada de Rosário" foi um sucesso. 


* A primeira "Cruzada do Rosário" era um pedido para liberar a Missa Tradicional; eles estimaram o esforço como um sucesso, e eles deram crédito (culpa, na verdade) a Nossa Senhora, junto com Bento XVI, como aquela que nos concedeu o Motu Proprio (!).
 

2. Dom Williamson ministrou Crismas na herética Capela dos Feeneitas (Alegadamente sem saber que eram Feeneitas); ao ser informado deste fato, ele disse que estava envergonhado por isso, mas nenhuma reparação ou pedido de desculpas foram emitidos. Alguém deveria informar a Dom Williamson que ter vergonha não é sinônimo de arrependimento. O verdadeiro arrependimento exige reparação e vontade de não cometê-lo nunca mais. Vergonha, por si só, é um sinal de orgulho, como se alguém estivesse envergonhado por ter sido pego, não necessariamente por seu erro

3. Dom Thomas foi informado que Bispo Williamson estava envergonhado dessa infame conferência. Mas, em vez de se desculpar e reparar a bagunça até certo ponto, ele escolheu pedir a essa pessoa para remover o vídeo de circulação e assim parar de falar sobre isso!

Basicamente, toda essa confusão poderia ter sido evitada com um simples reconhecimento e um pedido de desculpas, mas Dom Williamson não é um homem que pede desculpas... Bem, a menos que os afetados sejam Bento XVI e os judeus, aí sim.  


De qualquer forma, temos aqui uma reprodução postada em outro canal youtube do episódio onde Dom Williamson "caridosamente especula" sobre a "boa vontade" de Bento XVI, o que levou uma repreensão justa e necessária de Dom Thomas.

Também é difícil não notar, no final, o muito preocupante escárnio que o Bispo faz em um assunto tão sério... Lembra-me do vídeo "Bloopers", produzido por Pe. Rostand, e que é, obviamente, muito infeliz. Pessoas, especialmente naquela época, estavam sofrendo imensamente; alguns estavam perdendo a fé, outros estavam comprometidos, alguns tiveram colapsos, outros estavam odiando as tripas uns dos outros etc., e é assim que Dom Williamson e Pe. Rostand estavam tratando o assunto... Muito revelador! 


______________________

Segue a transcrição para o inglês do vídeo, que a nós não interessa. 

Fonte: http://stdominic3order.blogspot.com.br/2016/03/dom-thomas-aquinas-vs-bishop-williamson.html.

Tradução livre de Giulia d'Amore. Não domino o inglês. Portanto, se tiver algum erro de tradução, faço questão que me corrijam.

Sites/blogs que já publicaram o artigo: 





COMENTARISTA, LEIA ANTES O 
LEIA ANTES DE COMENTAR
THANKS!

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores