Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Nosso Senhor dos Passos

Senhor dos Passos.
Tu que és poderoso, Deus forte,
Venha em meu socorro,
Eu sei para ti não há nada impossível,
Por isso afaste da minha vida todo mal,
Liberte-Me, Cura-Me. Senhor dos Passos.
Guie os meus passos,
Me coloque no caminho certo,
Tire todos os obstáculos do meu caminho
e me ajude a nunca desanimar.

NOSSO SENHOR DOS PASSOS


Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis. São eles:

    I. Jesus é condenado à morte
    II. Jesus carrega a cruz às costas
    III. Jesus cai pela primeira vez
    IV. Jesus encontra a sua Mãe
    V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
    VI. Verônica limpa o rosto de Jesus
    VII. Jesus cai pela segunda vez
    VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
    IX. Terceira queda de Jesus
    X. Jesus é despojado de suas vestes
    XI Jesus é pregado na cruz
    XII. Morte de Jesus na cruz
    XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz
    XIV. Sepultamento de Jesus

Esta invocação se tornou muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua proteção, e na Quaresma são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos ou Procissão do Encontro [1].

A procissão do Senhor Jesus dos Passos, organizada pela Real Irmandade do Senhor dos Passos da Graça, com sede na Igreja de Graça, em Lisboa, teve origem no ano de 1586, fundada pelo pintor Luís Alvares de Andrade.



Na segunda-feira santa é o dia que contemplamos a caminhada do Nosso Senhor dos Passos rumo ao calvário.  Na quarta-feira santa conta a história do encontro do Nosso Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores.




de Santo Afonso Ligório




Visto em: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Senhor_dos_Passos.
http://www.santoprotetor.com/tag/nosso-senhor-dos-passos.

*

_

Leitores