Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Santa Felicidade de Roma

23 de novembro 

Santa Felicidade de Roma 

Mártir 
 
Clique aqui para ir à GALERIA DE IMAGENS

A tradição conta que Felicidade era uma rica viúva que foi acusada de ser cristã pelos sacerdotes pagãos junto ao Imperador Antonino. Ficou encarregado do julgamento o Prefeito de Roma, Públio.  

 
O interrogatório começou somente com Felicidade, todavia não obteve resultado algum. No dia seguinte, mandou conduzir a mãe e os sete filhos para adorarem os deuses pagãos, mas Felicidade exortou os filhos a que não fraquejassem na Fé. O juiz, então, condenou mãe e filhos à morte. Os filhos sofreram o martírio quatro meses antes da mãe

Através das "Atas" é possível saber todos os seus nomes e a forma de martírio de cada um. Nela, eles estão citados como "os sete irmãos mártires": Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial

Januário, após ser açoitado com varas e ter padecido no cárcere, foi morto com flagelos de chumbo. Félix e Filipe foram espancados e mortos a golpes de pau. Silvano foi jogado num precipício. Alexandre, Vidal e Marcial foram decapitados.

Apesar de saberem que sofreriam muito antes de morrer, todos mantiveram a firmeza na Fé e não renegaram o Cristo. 


A última a morrer, por decapitação, foi Felicidade, que sofreu muitas torturas até a execução no dia 23 de
novembro.

A respeito da heroica matrona, assim escreveu S. Pedro Crisólogo: "No meio dos cadáveres mutilados e sangrentos daquelas ofertas queridas, passava mais alegre do que antigamente ao lado dos seus berços, porque via com os olhos da fé uma palma em cada ferida, em cada suplício uma recompensa e sobre cada vítima uma coroa".

Sobre Felicidade consta ainda que o próprio Papa São Gregório Magno teria encontrado uma gravura mural que representava esta mãe, rodeada por sete jovens, numa das catacumbas de Roma. 
  
Visto em: farfalline.blogspot.com.br/2014/07/sete-irmaos-martires-e-santa-felicidade.html
 
Fonte: http://goo.gl/2u1cg8.

NOVENA A SANTA FELICIDADE E OS SETE IRMÃOS MÁRTIRES (em italiano/inglês).


 

É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um email para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores