Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

19 de novembro: São Ponciano, Papa e Mártir

19 de Novembro 

São Ponciano

Papa e Mártir

Pontificado 230 - c.235

 

São Ponciano, era natural de Roma. Seu predecessor,  Santo Urbano I,  havia sofrido constantes perseguições, movidas pelo prefeito de Roma, sob o império de Alexandre Severo. Apesar de o imperador apresentar certa compassividade com os cristãos,  a guerra era fomentada pelos  principais  inimigos da Igreja, ou seja,  pagãos idólatras e muitos  magistrados que eram inimigos terríveis do Cristianismo. Foi por esta influência  que uma grande  quantidade de fiéis tombou morta, inclusive,  o próprio Santo Urbano.

Subindo São Ponciano ao trono pontifício,  o imperador Alexandre Severo garantiu certa paz  aos cristãos. Esta paz perdurou durante os cinco anos de seu pontificado. Sucede que  Alexandre veio a ser assassinado no mês de maio de  235, tendo sido sucedido por Maximiano. Logo que assumiu o trono imperial,  o novo governador, movido de fúria,  atacou impetuosamente os cristãos, movendo-lhe cruel perseguição.  Um dos  seus  primeiros atos foi a deportação do Papa  para a Sardenha, juntamente com o presbítero Hipólito, onde sofreram duras humilhações e açoites.

A Igreja  conferiu a  São Ponciano o título de mártir.  É certo  que seu corpo foi encontrado no cemitério de Calixto decapitado,  mas não há registros  precisos sobre as circunstâncias da sua morte.   


Fonte: http://www.paginaoriente.com/santos/ponc1911papa.htm. 

  

É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um email para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores