Pesquisar este blog

domingo, 4 de junho de 2023

O mundo de ponta cabeça

Recebo periodicamente um informativo de um site italiano que coleciona livros católicos e permite baixá-los em PDF e Epub. Alguns, eu baixo para leitura pessoal; outros, para futura tradução e edição. Este de hoje é importantíssimo. Queira Deus que eu possa traduzi-lo em breve. 





O MUNDO DE PONTA CABEÇA


Um dos sinais que indicam que vivemos em um mundo de ponta cabeça – mais conhecido como “o poste mijando no cachorro” – está nas crônicas dos jornais: estudantes agredindo professores, filhos matando pais, bandidos processando as vítimas... O acuse=o do que você faz dos comunistas... Trata-se de fatos ricos de profundos significados que, obviamente, a mídia não revela.  

Mas houve um tempo em que o mundo estava em ordem. 

Com o advento dos estados republicanos, frutos da Revolução Francesa, o Estado começou a reformar os métodos de ensino até então usados para “educar” as crianças e os jovens segundo a nova ideologia que acabava de ser engendrada. Começou a era do uso das escolas como “Instrumentum regni”, instrumento político. E são eles mesmos que o confessam. Vejam o que diz Dina Bertoni Jovine (historiadora de viés gramsciano): “A Itália estava feita, era necessário fazer os italianos. E o instrumento escolhido foi a escola de Estado”.  

É de 1929 o principal e único documento da Igreja Católica sobre a educação. A tardia encíclica “Divini illius Magistri” intervinha para lembrar que NÃO é tarefa do Estado “educar”, mas pode, ao invés disso, apenas “instruir”.  

Aqui no Brasil, os ministérios se chamavam primeiro “da Pública Instrução”. Só mais recentemente passaram a se chamar “da Educação”. Eles andam a passos de chumbo para que ninguém perceba a mudança e até a aprove. Infelizmente, hoje, os pais delegaram a outros o papel de educar os filhos: babás semianalfabetas ou totalmente iletradas, a escola de Estado (pública e privada) e, mais recentemente, à babá digital: TV, tablet, celular... Sem a mínima supervisão acerca do que estão ensinando ludicamente a seus filhos!!!  
 
A educação é um direito dos pais, não do Estado. E a Igreja tem direito de educar os batizados.

Hoje, em 2023, o Estado “educa” em 360°. E, ainda por cima, não instrui... Basta ver os índices nacionais e internacionais sobre a educação, que deixam isso bem claro. Ou basta ver nas mídias sociais como o brasileiro médio não conhece a língua pátria. Enquanto isso, nós não nos damos conta da diferença.

Cada um de nós foi ou é OBRIGATORIAMENTE educado ao socialismo e ao relativismo. Pelo menos durante uns dez anos de nossa vida.

Mas eis que do passado nos vem um pequeno livro. Um livro que formou centena de milhares de pessoas por cerca de 150 anos: entre as quais as classes dirigentes da Europa e da América Latina. E foi onde começou a atual doutrinação da massa de estudante de elite, futuro dirigentes conhecidos como socialistas de iPhone, aos quais foi inculcado um sentimento de culpa pelo berço de ouro em que nasceram, repúdio dos pais, mas, curiosamente, não saíram por aí distribuindo os seus bens, apenas "educam" ou financiam a "educação" dos filhos dos outros.

Um livro que, hoje, pode nos ajudar a compreender que nos educam “de ponta cabeça”, e que nos indica como deveriam nos educar. 

Trata-se do “La Ratio Studiorum”, promulgado pelo jesuíta Padre Claudio Acquaviva S.J., e foi o apogeu da educação.  

Este livro será particularmente útil para quem escolheu educar seus filhos em casa. 

Peço vossas orações para que eu possa conseguir terminar a tradução em breve!


Giulia d'Amore

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores