ORAÇÕES JACULATÓRIAS
Jaculatórias são orações ou invocações muito curtas, mas, o mais ardente possível, que dirigimos a Deus, isoladamente ou nas orações, no começo ou final dessas, ou no final de cada dezena do Rosário. A qualquer momento podemos dirigir a Deus alguma oração jaculatória, dizendo tudo o que nos pode inspirar a fé, a esperança, a caridade e a contrição.
Recitam-se geralmente de cor, oral ou mentalmente. É uma prática típica da devoção popular, e geralmente têm um conteúdo simples e claro. Muitas vezes, são compostas em rima para facilitar a memorização. Aqui informamos algumas e as circunstâncias em que devem ser recitadas.
Chama-se “jaculatória” porque parece um jato (“jaculum”, em latim quer dizer “jato”) que lançamos para Deus do fundo de nosso coração.
A matéria dessas pequenas orações a encontramos:
- na ordem das coisas da natureza, para admirar, louvar e agradecer o poder, a sabedoria e a bondade de Deus;
- na ordem da graça, para admirar, louvar e agradecer o que Deus fez na Encarnação de Nosso Senhor, o que faz na Eucaristia e os outros sacramentos; enfim
- na ordem da glória, para admirar, louvar, agradecer a Deus pela glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos santos.
O Catecismo (São Pio X, n. 977) nos ensina que “quando nos vemos atormentados por alguma tentação, devemos invocar com fé o Santíssimo Nome de Jesus ou de Maria, ou recitar fervorosamente alguma oração ‘jaculatória’, como, por exemplo: ‘Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda’; ou então fazer o Sinal da Cruz, evitando, porém que as outras pessoas, pelos sinais externos, suspeitem da tentação”. E que (n. 985) “É muito útil recitar, durante o dia, muitas ‘jaculatórias’, e podem recitar-se também com o coração, sem proferir palavras, caminhando, trabalhando etc.”.
Padre Francisco Zazzara afirmava que São Felipe Neri louvava muito as jaculatórias, e em diferentes tempos do ano lhe ensinava alguma, e lhe fazia dizer a cada dia uma ou outra para manter vivo o pensamento da Divina Presença, e excitar a confiança em Deus. São utilíssimas algumas orações breves, e estas devem ser lançadas ao Céu durante o dia, elevando a mente a Deus acima do lamaçal do mundo; quem as usas conseguirá frutos incríveis com pouco trabalho.
É uma fórmula genérica quando se reza especificamente para um Santo, ou para Nossa Senhora sob um específico título: “[Nome do(a) santo(a)], rogai por nós”. No lugar de “Rogai por nós”, nas orações totalmente dedicadas a uma pessoa, alma, ou conjunto delas, se faz a concordância: “Rogai por eles(elas)”.
As jaculatórias mais usuais, no terço, são estas:
- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós (breve).
- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós e por todos que não recorrem a Vós especialmente pelos inimigos da Santa igreja e por todos que são a Vós recomendados (completa).
Essas breves orações chamadas de “jaculatórias” podem ser recitadas a qualquer momento e trazem grande proveito pois são enriquecidas de indulgências.
Ob.: Para se ganhar uma indulgência plenária, que é a remissão total da culpa dos pecados já perdoados, é necessário confissão e comunhão, e rezar na intenção do Papa. Todas as indulgências podem ser aplicadas às Almas do Purgatório.
ALGUMAS JACULATÓRIAS