Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Io all'inferno non ci voglio andare

Io all'inferno non ci voglio andare,
perchè all'inferno non si fa che odiare;
e invece questo mio povero cuore
già vivere non può se non d'amore;
amor del ciel, del sole e delle stelle,
amor di tutte le creature belle;
dei fratelli in terra pellegrini,
e dei beati tra i fulgor divini;
ma caldo amore sovra tutte le cose
per lui che amando all'essere mi pose.

Da quest'amore sconfinato e forte
non mi separerà pure la morte;
anzi la morte sarà il varco stretto
per cui potrò arrivare al mio Diletto.
E giunto fra le sue paterne braccia,
ravviverò ques'umiliata faccia;
sotto i suoi baci scorderò in eterno
i tristi giorni del passato inverno;
l'anima mia sotto la sua carezza
gusterà tutta la celeste ebbrezza.

Infelice chi perde un tal tesoro,
per guadagnare poco argento e oro;
chi per gusti sozzi d'un momento
perde la fonte d'eternal contento;
chi fa se stesso centro all'universo,
mentr'egli è al mondo un atomo disperso.
Fuori di Dio non c'è dolcezza e pace,
non c'è fuori di Dio amor verace.
IO, no, all'inferno non ci voglio andare,
perchè all'inferno non si può più amare.

Padre Alfonso Casoli S.J.


+

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SANTA FILOMENA

Reúno, aqui, alguns artigos sobre esta grande Santa. Este post está sempre sendo atualizado e melhorado. Se tiver alguma contribuição, ficaremos gratos.


Não confundir com a santa homônima que se comemora no dia 5 de julho.  
http://sacragaleria.blogspot.com/2014/11/santa-filomena.html
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS IMAGENS DA SANTA

Santa Filomena

Festa: 11 de agosto. Comemora-se também todo dia 10.


Grande Taumaturga do Século XIX
Padroeira do Rosário Vivo
Padroeira dos Filhos de Maria
  

Filomena era filha de um rei da Grécia, e sua mãe era também de sangue real; como não lhes vinham filhos, ofereciam sacrifícios e preces constantemente a seus falsos deuses para consegui-los. Providencialmente, o médico do palácio, de nome Públio, era cristão. Penalizado pela cegueira espiritual de seus soberanos e inspirado pelo Divino Espírito Santo, falou-lhes da nossa Fé, garantindo-lhes que suas orações seriam ouvidas se abandonassem os falsos deuses e abraçassem a Religião Cristã. Impressionados com o que ouviram, e tocados pela Graça, resolveram receber o Batismo, após o qual lhes nasceu uma linda filhinha, no dia 10 de janeiro do ano seguinte. Imediatamente, chamaram-na de Lumena ou luz, por ter nascido à luz da Fé. Na pia batismal, deram-lhe o nome de Filomena, isto é, Filha da Luz, da Luz Divina que lhe iluminou a alma por meio desse Augusto Sacramento [mais abaixo continua].

Papa Gregório XVI, tendo recebido o parecer favorável da Sagrada Congregação dos Ritos à canonização de Santa Filomena, elevou-a à honra dos altares, instituindo ofício próprio para o culto e a festa, proclamando-a "A Grande Taumaturga do Século XIX", "Padroeira do Rosário Vivo" e "Padroeira dos Filhos de Maria".

As relíquias de Santa Filomena ainda são preservadas em Mugnano, na Itália




* * * 

Filomena foi uma santa muito reverenciada, como mártir e virgem; e os seus restos foram descobertos na Catacumba de Santa Priscillana Via Salariaem 1802. A tumba estava coberta com três pedras com a inscrição “Lumena Pax Te Cum Fi”, ou “A Paz esteja convosco Filomena”. Com base no achado, os ossos da tumba foram presumidos como sendo o de uma cristã e mártir. Assim ela foi venerada como uma santa, e milagres foram reportados como tendo acontecido durante o traslado das relíquias para a igreja de Mugnano, na Diocese de Nola.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU


Assunção da Bem-Aventurada Sempre-Virgem Maria ao Céu


Dia 15 de agosto é o dia da Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, onde nós professamos a nossa crença no dogma de que Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma pelo poder de Deus. Este é um dogma da fé e nele devemos crer para sermos Católicos; tem sido ensinado desde o início da Igreja até aos nossos dias, conforme alusões nas Sagradas Escrituras .

Solenidade: 15 de agosto

A Assunção de Nossa Senhora é acreditada e celebrada desde os primeiros tempos do Cristianismo. A festa é celebrada sob vários nomes (Comemoração, Dormição, Passamento, Assunção) desde, pelo menos, o século quinto ou sexto. Homílias sobre a Assunção são encontradas pelo menos desde o século VI. No entanto, a fim de torná-lo um dogma da fé, a fim que todos os católicos acreditem nisso, o Papa Pio XII declarou dogmaticamente a Assunção de Maria ao Céu em 1950:
“Pela autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e pela nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”(Munificentissimus Deus)
As Igrejas do Oriente (que ainda estão em união com Roma) referem-se a hoje como à “Dormição”, em oposição à “Assunção”, porque eles acreditam que Maria morreu e só depois foi levada ao céu. 

Enquanto Católicos Romanos no Rito Latino, nós somos livres para acreditar que Maria morreu e, depois disso, foi Assunta ao Céu, ou que ela não morreu mas logo antes de sua morte ela foi Assunta ao Céu.lguns afirmam que a Assunção nunca aconteceu porque não está nas Escrituras, mas lembre-se que a Bíblia trata sobre Deus não sobre Maria. 

Hoje é um dia Santo de Guarda, ou seja, os Católicos devem ir a Missa.

Purgatório:

Leitores