Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O retorno dos Magos a seu País, símbolo de nosso retorno ao Paraíso

EPIFANIA DO SENHOR

DIA DE REIS

6 de Janeiro
  
Voltamos por outro caminho ao nosso País, o Paraíso, quando dele partimos por soberba, e a ele voltamos pelo caminho da penitência.

clique para ver mais imagens

O retorno dos Magos aos seus Países de origem.


Uma grande verdade nos mostram os Magos, retornando ao País deles por outro caminho (S. Mt. 2,12)(*). Obedecendo ao aviso recebido, eles nos indicam, sem dúvidas, o que devemos fazer. O “nosso País” é o Paraíso, ao qual, depois de haver conhecido Jesus, nos foi proibido de voltar percorrendo o mesmo caminho que fizemos para nos afastarmos dele. Nós nos afastamos de nosso País percorrendo o caminho da soberba, da desobediência, do amor às coisas visíveis; saboreando, em suma, o alimento proibido. Mas é necessário que façamos o retorno pelo caminho do pranto, da obediência, do desprezo das coisas visíveis; refreando, em suma, os apetites carnais.  

Voltamos pelo outro caminho ao nosso País quando, àqueles gáudios do Paraíso, dos quais nos afastamos com prazeres carnais, somos conduzidos pelos suspiros da penitência. É preciso, irmãos caríssimos, que, sempre tímidos e temerosos, coloquemos diante dos olhos do coração, de um lado, as obras pecaminosas e, de outro, a grande severidade do Juízo. Pensemos à severidade de Quem virá nos julgar, do Juiz que nos ameaça com o Juízo e se mantém oculto; Ele ameaça castigos severos aos pecadores, e, todavia, agora os suporta; adia sua vinda para encontrar menos matéria para condenar.

Castiguemos com o pranto as nossas culpas e, segundo a voz do Salmista, procuremos prevenir a vinda do Juiz com a penitência (Sal. 94). Não nos engane nenhuma falácia dos prazeres, não nos seduza nenhuma vã alegria. Está para vir aquele Juiz que disse: “Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis!” (Lucas 6,25). Também Salomão diz: “O riso será misturado com a dor, o pranto sucederá à alegria” (Prov. 14,13) e repete: “Do riso eu disse: Loucura! e da alegria: Para que serve?” (Ecl. 2,2) e torna a repetir: “O coração dos sábios está onde está a tristeza, o coração dos estultos, onde há alegria” (Ecl. 7,5).

[No 4 dia da Oitava da Epifania]
Mt. 2,1-12 [o significado simbólico do retorno dos Magos “pela outra via”] 

São Gregório Magno. Homilia 10, in Evangelia [Breviário Romano, Matutino, Lições do III Noturno]. 

(*) S. Mateus 2,12: "Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho". 


Tradução livre do italiano: Giulia d'Amore.  


Uma tradução desta homilia, na íntegra, de uma versão castelhana pode ser vista aqui:


 
Vide sobre Epifania também:
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores