Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Não bato nela porque eu sou um homem!

"Bata nela": vídeo mostra reação surpreendente de meninos ao serem incentivados a bater em menina


Em uma campanha anti-violência contra a mulher, um jornalista italiano pede que garotos de seis a onze anos deem um tapa em uma menina desconhecida. E a resposta foi unânime: “Não”. Já os motivos variam – e surpreendem! 






"O que acontece quando colocamos um menino diante de uma menina e pedimos para que ele bata nela?" Com este questionamento em mente, o jornalista italiano Luca Lavarone decidiu reproduzir a cena em questão frente às câmeras, com meninos de seis a onze anos, em um minidocumentário recém-divulgado e intitulado “Slap her!” (Bata nela!).

Para iniciar o experimento, Luca pergunta aos meninos qual o nome, idade e o que querem ser quando crescer. “Bombeiro”, “Jogador de Futebol”, “Padeiro”, “Policial”, “Pizzaoilo”, disseram sem titubear.

Na sequência, Martina, uma garota tão jovem quanto eles, entra em cena. A postos, diante dela, eles seguem respondendo às perguntas do câmera...
- O que você gosta nela?
- Eu gosto dos olhos.
- Dos sapatos e das mãos.
- Seus olhos, seus cabelos.
- Só do cabelo, eu juro!
- Tudo..

A garota se depara inclusive com um pedido de namoro. Na sequência, eles são incentivados a acariciar Martina e, depois, a fazer uma careta para a garota.

Mas eis que todos são surpreendidos com seguinte pedido: “Bata nela”. E sem hesitar, a resposta é unânime: “Não”. Logo em seguida, o jornalista questiona um a um sobre a negativa. E as respostas surpreendem:  

“Porque ela é uma menina, não posso fazer isso”,  
“Porque ninguém deveria bater em meninas”,  
“Não quero machucá-la”,  
“Jesus não quer que a gente bata nos outros”,  
“Primeiramente, não posso agredi-la, porque ela é bonita e é uma menina. Como dizem, ‘meninas não devem apanhar, nem com uma flor’”,  
“Porque sou contra a violência”,  
“Porque eu sou homem”.

Com o experimento, Luca pretendia descobrir a reação de crianças em relação à violência contra a mulher, entender como isso muda ao longo do amadurecimento e conscientizar.  





Visto em: http://vejasp.abril.com.br/blogs/pop/2015/01/07/video-meninos-bater-menina/


Observação:
Este vídeo foi publicado no dia 4 de janeiro (segundo alguns), em vários sites que hospedam vídeos, inclusive em países como o Vietnã. Dai, eu procurei informações sobre esse "jornalista", Luca Lavarone, mas quase não há sites em italiano sobre a notícia, e nenhum especificamente que indique a existência dessa pessoa; ainda que seja um pseudônimo. Anoto, porque achei intrigante; sobretudo porque os italianos parecem estar desinteressados por um assunto sobre o comportamento de meninos especificamente italianos. Sim, porque o vídeo não espelha uma realidade mundial. Se fizer o mesmo experimento no Brasil não creio que o resultado seja o mesmo, ainda que feito na Zona Sul carioca, ao invés de nas favelas.   

  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores