Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fellay & Müller - Capítulo II: Mas acordo não é!...

Fellay & Müller - Capítulo II

Mas acordo não é!...




Em 12 de Maio de 2014, DICI declarava: "Na entrevista que concedeu a Le Rocher (abril-maio 2014), Dom Fellay respondera à pergunta seguinte: Houve alguma aproximação oficial de Roma para retomar contato com Vossa Excelência desde a eleição do Papa Francisco? – “Houve uma aproximação ‘não oficial’ de Roma para retomar contato conosco, mas nada mais, e eu não solicitei qualquer audiência como o fizera logo depois da eleição de Bento XVI. Atualmente para mim as coisas são muito simples: permanecemos como somos. Alguns concluíram a partir dos contatos de 2012 que eu colocava como princípio supremo a necessidade de um reconhecimento canônico. A conservação da fé e de nossa identidade católica tradicional é primordial e continua sendo nosso primeiro princípio. (Fonte - salvamos o documento, caso algúem queira deletar a notícia!).

O peixe morre pela boca, e como sempre Fellay diz e desdiz! Em maio, ele dizia que permanecia como era, e afirmava que o reconhecimento canônico não estava colocado como princípio fundamental, e que a conservação da fé e a identidade católica tradicional eram primordiais! Primeiros princípios, dizia ele. Agora, ele começa a se desdizer. Não com palavras, mas com atos! 

Hoje, se realizou, finalmente, o encontro que a Resistência denunciou no começo do ano e foi negado até algumas semanas atrás. Tudo bem que disseram - e divulgamos - que seria no dia 21 de Setembro... Mas ainda estamos em Setembro, não? 

Pois bem, a seguir vamos publicar as duas versões sobre o encontro: a de Menzingen e a do Vaticano. A primeira foi escrita usando tinta cor-de-rosa, minimizando o encontro e não dizendo toda a verdade. Como sempre. A segunda, ainda que mais sucinta, revela um pouco mais do que Fellay pretendia revelar a seus sapos


De DICI:
Nesta terça-feira, 23 de setembro de 2014, Mons. Bernard Fellay, Superior General da Fraternidade São Pio X, se reuniu com o Cardeal Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. O acompanhavam os Padres Niklaus Pfluger e Alain-Marc Nély, 1º e 2º Assistentes Gerais da Fraternidade. Com o Cardeal Müller se encontravam Mons. Luis Ladaria Ferrer S.J., Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Mons. Joseph Augustin Di Noia, O.P., Secretário adjunto, e Mons. Guido Pozzo, Secretario da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.



O encontrou se deu na sede da Congregação para a Doutrina da Fé, das 11h às 13h. Teve por objeto permitir ao Cardeal Müller e a Mons. Fellay de reunir-se pela primeira vez e fazer juntos o balanço das relações entre a Santa Sé e a Fraternidade São Pio X, desde a renúncia do Papa Bento XVI e a saída do Cardeal William Joseph Levada, ex-Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.



Em uma reunião cordial, foram expostas as dificuldades doutrinais e canônica, e se evocou a situação atual da Igreja. Decidiu-se continuar com os intercâmbios para aclarar os pontos de divergência que subsistem.



Menzingen, 23 de setembro de 2014 
 
Do Vaticano:

Das 11h às 13h desta manhã e em um clima de cordialidade, ocorreu, na Congregação para a Doutrina da Fé, o encontro entre Sua Eminência, o Cardeal Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e Sua Excelência, Mons. Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. No encontro estavam presentes os Excelentíssimos Monsenhores Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I., Secretário da mesma congregação, Joseph Augustine Di Noia, O.P., Secretário adjunto, e Guido Pozzo, Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, além dos dois assistentes da FSSPX, os reverendos Niklaus Pfluger e Alain-Marc Nély.



Durante o encontro foram examinados alguns problemas de ordem doutrinal e canônico, e se acordou proceder, gradualmente e dentro de um tempo razoável, no sentido de superar as dificuldades e alcançar a desejada reconciliação plena

Não precisa ser um prêmio nobel da inteligência para perceber a sutil diferença entre os dois textos e a grande semelhança, até na escolha das palavras e da ordem utilizadas. Houve, certamente, uma combinação sobre o que seria revelado à plebe ignara (os sapos) e à mídia em geral, tanto progressista quanto tradicionalista. O que o DICI levou três parágrafos para dizer, o Vaticano gastou dois. Mas o Vaticano revelou mais do que DICI. 

Queria chamar a atenção para os presentes à reunião. O Cardeal, dono da casa e da bola, claro!, e seus secretários (titular e adjunto), como era de se esperar. E, por parte da Neo-FSSPX, seu Superior Geral e seus dois leccapiedi. Já bastaria, não?, afinal se estava apenas fazendo um "balanço" do que foi dito e feito desde o último encontro que houve antes de Bento XVI aposentar, e se estava estabelecendo o que se pretende alcançar daqui para frente, "gradualmente e em um tempo razoável". Mas havia mais alguém! Havia o Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Mons. Guido Pozzo, que, todos sabem, teve um tête-à-tête com Francisco há poucos dias atrás.  

Dai que meus botões me perguntam: o que tem a ver Mons. Pozzo com essa reunião se a Neo-FSSPX (acha que) não vai ser mais um, nem na prateleira ecumênica de Francisco, nem na turminha do Ecclesia Dei que tanto criticou, apedrejou e chamou de "apóstatas" por anos a fio? E... depois de ouvir pessoalmente de Francisco seja lá o que tenha sido!!! 

Hummm, Fellay pensa que meus botões são bobos! 

Vamos à parte dois: a conclusão. Enquanto DICI economizou latim e sucintamente disse, em outras palavras, que os "colóquios doutrinários" vão continuar para "aclarar os pontos de divergência que subsistem", em relação às "dificuldades doutrinais e canônica" (sic!), o Vaticano falou claramente em um ACORDO - não sei se vocês sabem, mas o "acordar" não quer dizer apenas "despertar", sobretudo neste contexto! Mas também quer dizer "fazer um acordo" - para "proceder, gradualmente e dentro de um tempo razoável, no sentido de superar as dificuldades e alcançar a desejada reconciliação plena". Será que precisa "traduzir isso"? Acho que sim, porque a cegueira insiste em persistir.  

Pois bem, como diria Jack, o Estripador, vamos por partes: 

1. Ambos os lados tratam as HERESIAS que assolam a Igreja como "dificuldades", "pontos de divergência", "problemas de ordem doutrinal e canônico". Minimizam os fatos, manipulam a verdade.  Está claro!

2. Mais uma vez, se fala em ACORDO. Ainda que DICI queira camuflar o fato e continuar cozinhando o sapo

3. Mais uma vez, lá vêm eles com o adjetivo "pleno"!!! Plena comunhão, plena reconciliação... E me vem à mente a "plena gravidez", "plena virgindade", "plena honestidade", como se fosse possível haver uma mulher "meio grávida", uma pessoa "quase virgem", um homem "não muito honesto"! SIC! Ou são muito ignorantes - estudam tanto, será? E tooooodos eles seriam??? - ou estão de má fé, querendo vender gato por coelho! Ou seja, fazer malabarismos intelectuais para engambelar os fiéis da Neo-FSSPX como fizeram com todos os demais da Ecclesia Dei, e fazê-los acreditar que é mesmo possível não estar em "plena" comunhão com a Igreja...  

4. Qual é a parte principal desse acordo? O Vaticano responde: "alcançar a desejada reconciliação plena". Aqui está revelada a verdadeira intenção dessa reunião - repito - denunciada pela Resistência no começo do ano e negada até a morte pelos ralliés que continuam seguindo e obedecendo cegamente a Fellay. Boa fé tem limites! Quem ainda crê que Fellay não tenha apostatado é um tolo. Ou cúmplice. 

Concluo, em dois parágrafos! Francisco quer incluir todos os tradicionalistas no universo panteísta em que pretende afundar a Igreja. Afinal, não pega bem ser acolhedor e inclusivo com heréticos de toda as vertentes e não o ser com os católicos mais pitorescos!!! Será que ainda veremos os bravos padres da Neo-FSSPX nas partidas interreligiosas que Francisco gosta de promover? Ou nos próximos encontros em Assis, desta vez, quiçá, com ETs, visto que já foi convidado todo gênero de "sensibilidades religiosas", inclusive os ateus? Ou, da próxima vez que Francisco rezar com judeus e muçulmanos nos jardins do Vaticano, será que Fellay enviará algum dos seus também?  

Lembro que os bravos padres do Priorado de São Paulo costumavam dizer que queriam ver o encontro entre São Pio V e João Paulo II diante de Deus, no Dia da Revelação, para ver como se daria, pois apenas um dos dois pode estar certo sobre os muçulmanos: ou os combatemos ou beijamos o livro deles (ou os pés, como faz Francisco!)... E eu fiquei cá com meus botões imaginando como seria o encontro entre Fellay e Rifan, ou qualquer outro desses que venderam a alma por um prato quente e uma cama macia!!! Depois de tudo o que a FSSPX disse sobre e a cada um dos "heróis da Fé" que foram capitulando, o que dirá Fellay que está a fazer o mesmo? O que dirão os bravos padres que me garantiram que a FSSPX iria gritar se isso acontecesse? Eu os vejo indo como cordeiros ao abate. E cantando o Te Deum!

Que Deus tenha piedade dos covardes que, diante da Cruz, preferiram a "plena comunhão" com os apóstatas! 

Giulia d'Amore.

Fontes: 

1. http://www.dici.org/en/documents/comunicado-de-la-casa-general-de-la-fraternidad-san-pio-x-4. Visto em: http://nonpossumus-vcr.blogspot.com.br/2014/09/comunicado-de-la-casa-general.html. 
2. http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2014/09/23/0667/01479.html#Testo%20in%20lingua%20italiana
Tradução: Giulia d'Amore.  

Para refrescar a memória: 
  1. Fellay declara que nunca rompeu com Roma: http://syllabus-errorum.blogspot.com.br/2014/03/monsenor-fellay-jamas-romperemos.html
  2. Müller revela Fellay: http://farfalline.blogspot.com.br/2013/01/quando-dom-muller-revela-dom-fellay.html
  3. O acordo já está ai: http://borboletasaoluar.blogspot.com.br/2014/07/comentarios-eleison-o-acordo-ja-esta-ai.html
  4. A respeito da declaração de Dom Müller sobre a Fraternidade São Pio X: http://www.fsspx.com.br/a-respeito-da-declaracao-de-dom-muller-sobre-a-fraternidade-sao-pio-x. (ainda no site da FSSPX)
  5. A propósito de uma reunião entre Fellay e Francisco: http://www.fsspx.com.br/a-proposito-de-uma-reuniao-entre-o-papa-francisco-e-dom-fellay/.
    (ainda no site da FSSPX)
Leituras úteis: 
  1. Declaração Doutrinal que Mons. Fellay enviou ao Cardeal Levada (comentada) - 09/03/2012.
  2. Negociações entre Roma e FSSPX - Três hipóteses vindas da França - 13/07/2012 
  3. O acordo que NÃO existe - 20/09/2012
  4. Quando dom Müller revela dom Fellay - 16/01/2013
  5. Negociações entre Roma e FSSPX - Três hipóteses vindas da França - 13/06/2013 
  6. KIT DE ARGUMENTOS FSSPX™ MUY ÚTILES PARA USAR CONTRA LA LLAMADA “RESISTENCIA” - 14/06/2013
  7. A crise na Fraternidade - Conferência de Pe. Olivier Rioult, FSSPX - 14/06/2013
  8. Um texto à procura de um tradutor: SSPX Superior General Bernie Fellay Announces that He Is Following TRADITIO's Recommendations. Now He Will Not Sign a Letter of Capitulation to Benedict-Ratzinger. - 19/06/2013
  9. Roma Apóstata e a Neo-FSSPX: já basta! - 8/7/2013
  10. “Momento Delicado”, por Ir. Joaquim Daniel Maria de Sant’Ana, FBMV. - 22/07/2013
  11. JMJ, Menzingen, Santo Hermenegildo, mudanças no blog... - 22/07/2013
  12. NEO-FSSPX: a um passo do suicídio. Mais documentos saem à luz. - 15/09/2013
  13. Para cego ver e surdo ouvir: Frases selecionadas de Dom Fellay - 23/09/2013 - IMPORTANTE!
  14. Resposta de "La Sapinière" ao desafio de Dom Fellay - 13/11/2013 - IMPORTANTE!
  15. Quem foi o santo que intercedeu pelo levantamento das excomunhões? - 09/12/2013
  16. NEO-FSSPX: Apenas a ponta do Iceberg - 15/12/2013
  17. O SAPO ESTÁ SERVIDO: ou a nova cruzada de DOM Fellay!!! - O RETORNO!!! - 19/12/2013 
  18. O Discernimento da Subversão - 26/12/2014
  19. E la barca va... afundando - 05/01/2014
  20. PADRE ALTAMIRA: O SERMÃO QUE ENFURECEU MENZINGEN - 09/01/2014 
  21. NEO-FSSPX: o intérprete oficial de Mons. Lefebvre - o caso Pivert - 09/01/2014
  22. PADRE FUCHS: porque deixo a neo-fsspx! - 10/01/2014
  23. Conferência de D. Bernard Fellay sobre o acordo - 03/03/2014
  24. Encontro entre Francisco e Fellay em Santa Marta - 10/05/2014 
  25. ECÔNE-ROMA: ACUERDO DE PODER, ACUERDO CONTRA LA VERDAD - 07/06/2014
  26. DOMINICOS DE AVRILLÉ: "HACIA UN RECONOCIMIENTO DE TOLERANCIA" AD TEMPUS - 19/06/2014
  27. Para onde vai a Igreja? Para onde vai a Neo-Fraternidade? Para onde vai Fellay?  - 7/6/2014 
  28. Acuerdo Ya - no QUANDO, pero COMO... - 13/07/2014
  29. O acordo já está ai - 15/07/201
   
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores