Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

29 de setembro: São Miguel Arcanjo

29 de setembro

São Miguel Arcanjo 



http://sacragaleria.blogspot.com/2014/09/sao-miguel-arcanjo.html
clique para mais imagens
A Igreja Católica tem em alto conceito a devoção aos Santos Anjos. Acredita na sua existência, que é provada por muitas citações bíblicas, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Sabe e ensina que os anjos, como Santos Mensageiros de Deus, desempenham uma missão especial em nosso favor. São defensores do corpo e da alma, em todos os perigos,  principalmente na hora da morte.

Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os Livros Sagrados nos apresentam o Arcanjo São Miguel.  


O profeta Daniel dá a São Miguel o título de "Príncipe dos Anjos", e a Igreja enumera-o entre os Arcanjos. Seu nome significa “Quem como Deus?”, pois foi São Miguel que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. São Miguel, portanto, é um Arauto de Deus e Príncipe dos Exércitos Celestiais.  


A arte cristã o apresenta como tal, em armadura brilhante, com lança e espada, em voo como de mergulho, se precipitando sobre o dragão infernal, e, investindo fortemente contra ele, fazendo-lhe sentir o vigor irresistível do pé vitorioso, o arremessa às profundezas do Inferno.

São Miguel, para os Judeus era tido como "protetor do povo eleito". Segundo o Apóstolo São Judas (v. 9.), o corpo de Moisés estava entregue aos cuidados do Arcanjo.  



Foi este mesmo Arcanjo quem apareceu a Josué antes da tomada de Jericó e lhe prometeu seu auxílio; foi também São Miguel quem defendeu os israelitas contra as hostes de Senacherib, desbaratando-as; foi ainda São Miguel quem se opôs a Balaam, quando ia amaldiçoar o povo de Deus. Heliodoro experimentou a força vingadora do Arcanjo, quando se preparou para praticar o roubo sacrílego do templo (2Mac. 3,25).

Da sinagoga e do povo eleito, a missão de São Miguel se transferiu à Igreja de Cristo. Numerosas são as suas aparições registradas na História da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No “Confiteor”, o sacerdote se dirige ao Arcanjo São Miguel e invoca sua intercessão junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa solene, é invocado seu nome. Ao Santo Arcanjo, o sacerdote logo depois da consagração se dirige, com o pedido de levar o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a Missa rezada, em uma oração especial (de Papa Leão XIII) o povo pede a São Miguel que o defenda no combate, que o cubra com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio e que precipite ao inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.  


São Miguel é ainda o patrono dos agonizantes, o guia das almas dos defuntos para o Céu, como faz lembrar o texto do ofertório da Missa de Requiem.

Na História da Igreja são mencionadas várias aparições de São Miguel: uma delas ao Papa Gelásio I, no monte Gargano, e a festa de hoje é a comemoração deste fato e da consagração da Igreja de São Miguel naquele lugar. Mais conhecida é a outra, de que foi digno o Papa S. Gregório, o Grande, quando a peste assolou Roma. São Miguel apareceu ao Papa no Castelo de Santo Ângelo e, para cessar a epidemia, meteu a espada na bainha. A epidemia parou
imediatamente de fazer vítimas. A terceira, é em uma visão que Papa Leão III teve durante uma Missa, do que surgiu o Exorcismo de São Miguel, que é de obrigação no final de todas as Missas rezadas.  


Aparição de São Miguel Arcanjo no Monte Gargano

Sul Monte Gargano é la venerabile memoria del B. Michele Arcangelo, quando in suo nome fu quivi consagrada una Chiesa di strutura vile, ma di celeste virtù adornata.
Sobre o Monte Gargano encontra-se a venerável memória do Beato Michele Arcanjo, quando in seu nome aqui foi consagrada uma Igreja de estrutura vil, mas de celestes virtudes adornada. (Martirológio Romano - vide no fim da página.)
Antes de Deus ter criado os homens, criou os Anjos, que são Espíritos Puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam, às vezes, apresentar-se aos homens sob formas corporais.

O Senhor Onipotente deu aos Anjos inteligência excelsa e força admirável, muito superior às dos homens; fê-los felizes e elevou-os acima da sua natureza, fazendo-os participantes da vida divina, e Seus filhos. Mas não lhes deu a posse da visão eterna da Divindade sem primeiro os experimentar.

Seres livres, conhecendo a Deus e amparados pela Sua Graça, podiam triunfar da prova a que foram sujeitos. O número dos Anjos é incalculável – milhares de milhões.

Existem nove coros ou categorias de Anjos. Lúcifer, que era o mais belo destes, revoltou-se cheio de orgulho contra o Senhor, e levou atrás de si, nesta revolta, a terça parte dos seus companheiros. São Miguel, embora inferior em categoria a Lúcifer, pôs de alerta os seus irmãos para que ficassem fiéis ao Senhor.  Pela sua fidelidade, foi posto por Deus como chefe dos Anjos, enquanto Lúcifer era precipitado no Inferno com os que o seguiram. Os Anjos fiéis foram, então, confirmados em graça.

Invoquemos São Miguel na luta contra o Demônio, e de modo especial para obtermos a virtude da humildade.

O Apocalipse diz que, no fim dos tempos, surgirá São Miguel que, com os seus anjos, derrotará o Diabo e o sepultará para sempre no Inferno.  Os Anjos são nossos irmãos e amam-nos como amam a Deus, pois somos membros de Jesus Cristo; veem-nos integrados n’Ele.  Por declaração da Igreja, São Miguel é o Seu padroeiro e também o padroeiro dos agonizantes e moribundos; é Ele que introduz as almas dos que deixam este mundo na presença de Deus. Oh! Como ele de modo especial advogará a causa dos que se lhe recomendaram em vida, dedicando-lhe especial culto e propagando a Sua devoção.

A época em que vivemos é caracterizada, no dizer dos últimos Pontífices, a partir de Leão XIII, como a Época da Apostasia, em que Lúcifer e os seus sequazes se lançam contra a Igreja com toda a fúria, procurando substituir a verdadeira Fé, pelo Materialismo, pela corrupção, pelo Espiritismo, a magia negra, numa palavra, pelo culto de Satanás e dos seus princípios. Ao saber disto, por revelação a ele feita, o próprio Papa Leão XIII mandou que no final de todas as Missas (rezadas) se rezasse a São Miguel, para que, com os Seus exércitos celestes, protegesse a Santa Igreja e salvasse os seus filhos da perdição. Esta oração era obrigatória até à nova reforma litúrgica, de fato na missa nova já não se reza mais. Mas na Missa Tridentina, ela continua sendo rezada.

Importa avivar a nossa fé em São Miguel. Que não haja nenhuma casa que não tenha a sua imagem, ao menos, um quadro. Há duas festas de São Miguel para a Igreja Universal, ambas relacionada à sua aparição no Monte Gargano (Itália): uma em 8 de Maio (a aparição) e outra, hoje, 29 de setembro (consagração da Igreja a Ele dedicada). Com a "reforma litúrgica", a igreja moderna reduziu para uma festa em conjunto com São Gabriel e São Rafael, no dia 29 de setembro.

Se a autoridade dos Sumos Pontífices constituiu São Miguel Padroeiro da Igreja Universal, seria insensatez que houvesse quem não quisesse aproveitar do amplo auxílio que este Príncipe Arcanjo - coroado por Deus como Chefe Supremo das Milícias Angélicas - quer dar
a todos na luta contra o Demônio. A uma santa religiosa disse São Miguel:  “Diz a todos o muito que eu posso, junto do Altíssimo; diz-lhe que me peçam quanto queiram, pois é grande o meu poder perante Deus”.

Fontes:  
http://www.paginaoriente.com/santos/miguel2909.htm.   

Leia mais sobre São Miguel Arcanjo aqui: http://farfalline.blogspot.com/2012/09/sao-miguel-arcanjo.html (artigos, orações e imagens). 


  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores