Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

COROA DE SANTO ESTEVÃO, REI DA HUNGRIA


Imagem inline 1

A santa coroa foi dada ao Rei Santo Estevão, primeiro Rei da Hungria, pelo Papa São Silvestre, no ano 1000, em reconhecimento por ele ter cristianizado o povo magiar. É composta de duas partes: a parte inferior, chamada corona graeca (coroa grega), que circunda a fronte e a cabeça, e a corona latina (coroa latina), em forma de arcos que se sobrepões à caixa craniana.

No centro da coroa grega, há, em esmalte, a imagem de "Cristo, Rei do Universo" (Pantokator), ladeado dos Arcanjos São Miguel e São Gabriel. Ao lado destes, uma série de representações em esmalte se intercala a pedras preciosas. Entre os esmaltes mais significativos estão os de São Jorge e São Demétrio (guerreiros) e os de São Cosme e São Damião (taumaturgos, com o dom de cura). Do lado direito e do lado esquerdo da coroa, bem como no centro da parte posterior, pendem nove torrentes com uma pequena pedra preciosa na ponta.

Sobreposta à coroa grega, está acoplada a coroa latina. Na parte superior do arco central, também está esmaltada a imagem de "Cristo, Rei do Universo". Nos demais arcos estão esmaltadas as imagens dos Apóstolos e, no topo da coroa, eleva-se a Cruz. Não se trata da cruz original, que era um relicário contendo um pedaço da Cruz de Cristo e que se quebrou. A atual que a substitui foi originalmente colocada em sua posição vertical, mas – acredita-se – sofreu um dano físico que a deixou na posição inclinada. Imagens que datam do século XVII já a mostram nesta posição.

A cerimônia de coroação prevê que, após ter sido colocada sobre a cabeça do novo Rei, a coroa é levada à Rainha, que terá seu ombro tocado por ela. Tal gesto significa que a esposa do Rei deve ser seu apoio em todas as vicissitudes do Reino. Após a coroação do Rei Beato Carlos I, a Serva de Deus Zita de Bourbon-Parma teve seus ombros tocados pela cora de Santo Estêvão. O casal teve oito filhos. Zita ficou viúva aos 28 anos de idade.








Beato Rei Carlos I

Rainha Zita da Áustria

Recebido por e-mail.

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA