Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

NEO-FSSPX: O Liberalismo corre solto...

Notícias que chegam da França. Todos souberam da condenação do padre Pinaud - de quem guardamos uma preciosa carta - pela troupe de Menzingen, não é? O processo era injusto, o que esperar da sentença? E, diga-se, errou o padre a se submeter a tal processo. Infelizmente, além de tudo, o padre Pinaud resolveu apelar... Essa situação acabou gerando reclamações e protestos entre os franceses. como vemos da notícia publicada pelo Non Possumus, que informa, inclusive, a criação de um blog em defesa do padre Pinaud, no qual, os acordistas (porque devemos dar nomes aos bois) fazem algumas exigências, entre as quais a renúncia de Fellay caso não absolva o padre. Também ameaçam uma "revolta"! 

Bom, vamos por partes. 

1) Porque errou o padre Pinaud ao aceitar o processo? Porque a autoridade que o estava processando não tem... autoridade alguma.E não porque eu não quero, mas porque ela mesma fez por onde. Senão, vejamos: Menzingen passou um ano chamando Dom Williamson de mentiroso e exagerado. Depois de um ano, vieram à luz documentos que confirmaram o que Dom Williamson denunciava. E, como se não bastasse, o próprio dom Fellay veio a público admitir mais uma vez que errou, que foi ingênuo, que "ainda bem que não deu certo"... Oras, se Dom Williamson não mentiu nem exagerou, não deveria dom Fellay, por uma questão de mera justiça, se retratar? E, pior, retratando-se o não (isso ele deve se entender com Deus), não deveria, de per si, ter anulado todos os processos persecutórios que nasceram na esteira dos fatos de 2012, entre os quais o de padre Pinaud? 2+2 = 4, senhores! 

 
2) Sobre as exigências dos acordistas. Onde está o blog, nos mesmos moldes e com as mesmas exigências, em prol de Dom Williamson? Que justiça é esta? No que padre Pinaud difere de Dom Williamson? Acaso, é mais bonito? 

2.1) Os acordistas franceses dizem que dom Fellay está tornando padre Pinaud um mártir? Antes dele seria Dom Williamson ou os outros padres que foram processados e punidos... 

2.2) Sobre a renúncia de dom Fellay: se ele não renunciou até agora, com argumentos sensatos, o faria com argumentos histéricos? Tenho lá minhas dúvidas. E se ele o fizer... isso fala mais sobre ele do que sobre as boas intenções dos acordistas franceses. 

2.3)  "Nous laïcs reprenons nos droits". Nós laicos exercemos nossos direitos... Voilá o liberalismo que permeia a Neo-FSSPX de dom Fellay! Com um líder liberal... o que esperar? Os súditos o copiam. E ameaçam... e fazem a revolução... 

E aos que pretendam dizem que a Resistência fez o mesmo: mentem! A Resistência nunca fez ameaças, não se rebelou a ninguém. Agiu seguindo a razão. Se dom Fellay deveria renunciar? Em minha humílima opinião... claro que sim! E por várias razões, mas ninguém lhe fez ameaça alguma, pelo contrário, foi deixado livre para seguir adiante com sua Neo-FSSPX, chefiando a baderna que lá se alimentou e cultivou. A Resistência seguiu sendo a FSSPX de Dom Lefebvre. O termo "Resistência" é meramente didático, para deixar claro que, aqui, não se dorme, pela graça de Deus.

Em suma, só podemos rezar e confiar na Providência para que o padre Pinaud deixe que os mortos cuidem dos mortos, e faça o que o Fundador esperaria dele. Quem sabe assim, os que se arbitram, agora, a defensores acordem também.


Giulia d'Amore

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores