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sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DA INTOLERÂNCIA CATÓLICA

Revisei e acrescentei as notas

A INTOLERÂNCIA CATÓLICA

Sermão pregado na Catedral de Chartres em 1841, pelo Cardeal Pie[1]



Meus irmãos (...),

Nosso século clama: "tolerância, tolerância". Tem-se como certo que um padre deve ser tolerante, que a religião deve ser tolerante. Meus irmãos, não há nada que valha mais que a franqueza, e eu aqui estou para vos dizer, sem disfarce, que no mundo inteiro só existe uma sociedade que possui a Verdade, e que esta sociedade deve ser necessariamente intolerante. Mas antes de entrar no mérito, distingamos as coisas, convenhamos sobre o sentido das palavras para bem nos entendermos. Assim não nos confundiremos.

A tolerância pode ser civil ou teológica. A primeira não nos diz respeito, e não falarei que uma pequena palavra sobre ela: se a lei tolerante quer dizer que a sociedade permite todas as religiões ou porque, a seus olhos, elas são todas igualmente boas ou porque as autoridades se consideram incompetentes para tomar partido neste assunto, tal lei é ímpia e ateia. Ela exprime não a tolerância civil como a seguir indicaremos, mas a tolerância dogmática que, por uma neutralidade criminosa, justifica nos indivíduos a mais absoluta indiferença religiosa. Ao contrário, se a lei, reconhecendo que uma só religião é boa, suporta e permite que as demais possam se exercer por amor à tranquilidade pública, esta lei poderá ser sábia e necessária, se assim o pedirem as circunstâncias como outros observaram antes de mim (...).

Deixo, porém, este campo cheio de dificuldades e volto-me para a questão propriamente religiosa e teológica, em que exponho estes dois princípios: primeiro, a religião que vem do Céu é Verdade, e ela é intolerante com relação às doutrinas errôneas; segundo, a religião que vem do Céu é Caridade, e ela é cheia de tolerância quanto às pessoas.

Roguemos a Nossa Senhora para vir em nossa ajuda e invocar para nós o Espírito de Verdade e de Caridade: Spiritum veritatis et pacis. Ave Maria.

Faz parte da essência de toda verdade não tolerar o princípio que a contradiz. A afirmação de uma coisa exclui a negação dessa mesma coisa, assim como a luz exclui as trevas. Onde nada é certo, onde nada é definido, pode-se partilhar os sentimentos, podem variar as opiniões. Compreendo e peço a liberdade de opinião nas coisas duvidosas: in dubiis, libertas. Mas logo que a Verdade se apresenta com as características certas que a distinguem - por isso mesmo que é verdade - ela é positiva, ela é necessária e por consequência ela é una e intolerante: in necessariis, unitas. Condenar a Verdade à tolerância é condená-la ao suicídio. A afirmação se aniquila se ela duvida de si mesma, e ela duvida de si mesma se ela admite com indiferença que se ponha a seu lado a sua própria negação. Para a Verdade, a intolerância é o instinto de conservação, é o exercício legítimo do direito de propriedade. Quando se possui alguma coisa, é preciso defendê-la, sob pena de ser despojado dela bem cedo.

Assim, meus irmãos, pela própria necessidade das coisas, a intolerância está em toda parte porque em toda parte existe o bem e o mal, o verdadeiro e o falso, a ordem e a desordem. Que há de mais intolerante do que esta proposição: 2 e 2 fazem 4? Se vierdes me dizer que 2 e 2 fazem 3 ou fazem 5, eu vos respondo que 2 e 2 fazem 4...

Nada é tão exclusivo quanto a unidade. Ora, ouvi a palavra de São Paulo: "unus Dominus, una fides, unum baptisma". Há, no Céu, um só Senhor: unus Dominus. Esse Deus, cuja unidade é seu grande atributo, deu à terra um só símbolo, uma só doutrina, uma só fé: una fides. E esta fé, esta doutrina, Ele confiou-as a uma só sociedade visível, uma só Igreja, cujos filhos são, todos, marcados com o mesmo selo e regenerados pela mesma graça: unum baptisma. Assim, a unidade divina que esplende por todos os séculos na glória de Deus, produziu-se sobre a terra pela unidade do dogma evangélico cujo depósito foi confiado por Nosso Senhor Jesus Cristo à unidade hierárquica do sacerdócio: um Deus, uma fé, uma Igreja: unus Dominus, una fides, unum baptisma.

Um pastor inglês teve a coragem de escrever um livro sobre a tolerância de Jesus Cristo, e o filósofo de Genebra[2] disse, falando do Salvador dos homens: "Não vejo que meu divino Mestre tenha formulado sutilezas sobre o dogma". Bem verdadeiro, meus irmãos: Jesus Cristo não formulou sutilezas sobre o dogma, mas trouxe aos homens a Verdade e disse: se alguém não for batizado na água e no Espírito Santo; se alguém se recusa a comer a minha carne e a beber o meu sangre, não terá parte em meu Reino. Confesso que nisso não há sutilezas, há intolerância, há exclusão: a mais positiva, a mais franca. E mais, Jesus Cristo enviou seus Apóstolos para pregar a todas as nações, isto é, derrubar todas as religiões existentes, para estabelecer em toda a terra a única religião Cristã e substituir todas as crenças dos diferentes povos pela unidade do Dogma Católico. E, prevendo os movimentos e as divisões que esta doutrina vai incitar sobre a terra, Ele não se deteve e declarou que tinha vindo para trazer não a paz, mas a espada, e a acender a guerra não somente entre os povos, mas no seio de uma mesma família, e separar, pelo menos quanto às convicções, a esposa fiel do esposo incrédulo, o genro cristão do sogro idólatra. A afirmação é verdadeira e o filósofo tem razão: Jesus Cristo não formulou sutilezas sobre o dogma (...).

Falam da tolerância dos primeiros séculos, da tolerância dos Apóstolos. Mas isso não é assim, meus irmãos. Ao contrário, o estabelecimento da religião cristã foi, por excelência, uma obra de intolerância religiosa. No momento da pregação dos Apóstolos, quase todo o universo praticava essa tolerância dogmática tão louvada. Como todas as religiões eram igualmente falsas e igualmente desarrazoadas, elas não se guerreavam; como todos os deuses valiam a mesma coisa uns para os outros, eram todos demônios, não eram exclusivos, eles se toleravam uns aos outros: Satã não está dividido contra si mesmo. O Império Romano, multiplicando suas conquistas, multiplicava seus deuses, e o estudo de sua mitologia se ordena na mesma proporção que o da sua geografia. O triunfador que subia ao Capitólio[3] fazia marchar diante dele os deuses conquistados com mais orgulho ainda do que arrastava atrás de si os reis vencidos. Na maioria das vezes, em virtude de um Senatus-Consulto[4], os ídolos dos bárbaros se confundiam, a partir de então, com o domínio da Pátria, e o Olímpio nacional crescia como o Império.

Quando apareceu pela primeira vez, o Cristianismo (prestem atenção a isso, meus irmãos, são dados históricos de algum valor com relação ao assunto presente) não foi logo repelido subitamente. O paganismo se perguntou se, ao invés de combater a nova religião, não lhe devia dar acesso ao seu solo. A Judéia tinha se tornado uma Província romana. Acostumada a receber e conciliar todas as religiões, Roma recebeu, a princípio, sem maiores dificuldades, o culto saído da Judéia. Um imperador colocou Jesus Cristo, assim como Abraão, entre as divindades de seu oratório, assim como se viu mais tarde um outro César propor prestar-lhe homenagens solenes. Mas a palavra do Profeta não tardou a se verificar: as multidões de ídolos que viam, geralmente sem ciúmes, deuses novos e estrangeiros serem colocados ao lado deles, com a chegada do Deus dos Cristãos, lançam um grito de terror e, sacudindo sua tranquila poeira, agitam-se sobre seus altares ameaçados: ecce Dominus ascendit, et commovebuntur simulacra a facie ejus. Roma estava atenta a esse espetáculo. E logo quando se percebeu que esse Deus novo era irreconciliável inimigo dos outros deuses; quando se viu que os Cristãos, dos quais se havia admitido o culto, não queriam admitir o culto da nação, ou seja, quando se constatou o espírito intolerante da Fé Cristã, é aí então que começou a perseguição.

Ouvi como os historiadores do tempo justificam as torturas dos Cristãos. Eles não falam mal de sua religião, de seu Deus, de seu Cristo, de suas práticas; só mais tarde é que inventaram calúnias. Eles os censuram somente por não poderem suportar outra religião que não seja a deles. "Eu não tinha dúvidas, diz Plínio o jovem, apesar de seu dogma, que não era preciso punir sua teimosia e sua obstinação inflexível": pervicaciam et inflexibilem obstinationem. "Não são criminosos, diz Tácito, mas são intolerantes, misantropos, inimigos do gênero humano. Há neles uma fé teimosa em seus princípios, e uma fé exclusiva que condena as crenças de todos os povos": apud ipsos fides obstinata, sed adversus omnes alios hostile odium. Os pagãos diziam geralmente dos Cristãos o que Celso dissera dos Judeus, com os quais foram muito tempo confundidos, porque a doutrina Cristã tinha nascido na Judéia. "Que esses homens adiram inviolavelmente às suas leis, dizia este sofista, nisto não os censuro; eu só censuro aqueles que abandonam a religião de seus pais para abraçar uma diferente! Mas se os Judeus ou os Cristãos querem só dar ares de uma sabedoria mais sublime que aquela do resto do mundo, eu diria que não se deve crer que eles sejam mais agradáveis a Deus que os outros".

Assim, meus irmãos, o principal agravo contra os Cristãos era a rigidez absoluta do seu símbolo, e, como se dizia, o humor insociável de sua teologia. Se só se tratasse de um Deus a mais, não teria havido reclamações; mas era um Deus incompatível, que expulsava todos os outros: eis por que a perseguição. Assim, o estabelecimento da Igreja foi uma obra de intolerância dogmática. Toda a história da Igreja não é outra que a história dessa intolerância. O que são os mártires? Intolerantes em matéria de Fé, que preferem os suplícios a professarem o erro. O que são os símbolos? São fórmulas de intolerância que determinam o que é preciso crer e que impõem à razão os mistérios necessários. O que é o Papado? Uma instituição de intolerância doutrinal, que pela unidade hierárquica mantém a unidade de Fé.
Porque os Concílios? Para frear os desvios de pensamentos, condenar as falsas interpretações do dogma; anatematizar as proposições contrárias à Fé.

Nós somos então intolerantes, exclusivos em matéria de doutrina; nós disto fazemos profissão; nós nos orgulhamos da nossa intolerância. Se não o fôssemos, não estaríamos com a Verdade, pois que a Verdade é Una, e consequentemente intolerante. Filha do Céu, a religião Cristã, descendo sobre a terra, apresentou os títulos de sua origem; ela ofereceu ao exame da razão fatos incontestáveis e que provam irrefutavelmente sua divindade. Ora, se Ela vem de Deus, se Jesus Cristo, seu autor, pode dizer: Eu sou a Verdade: Ego sum Veritas, é necessário, por uma consequência inevitável, que a Igreja Cristã conserve incorruptivelmente esta Verdade tal qual a recebeu do Céu; é necessário que ela repila, que ela exclua tudo o que é contrário a esta Verdade, tudo o que possa destruí-la. Recriminar à Igreja Católica sua intolerância dogmática, sua afirmação absoluta em matéria de doutrina, é dirigir-lhe uma recriminação muito honrável. É recriminar à sentinela ser muito fiel e muito vigilante, é recriminar à esposa ser muito delicada e exclusiva.

Nós ficamos muitas vezes confusos acerca do que ouvimos dizer sobre todas estas questões, até por pessoas de senso. A lógica lhes falta, desde que se trate de religião. É a paixão, é o preconceito que os cega? É um e outro. No fundo, as paixões sabem bem o que elas querem quando procuram abalar os fundamentos da fé, pondo a religião entre as coisas sem consistência. Elas não ignoram que, demolindo o Dogma, elas preparam para si uma moral fácil. Diz-se, com uma justeza perfeita: é antes o decálogo que o símbolo que as faz incrédulas. Se todas as religiões podem ser postas num mesmo nível, é que elas se equivalem todas; se todas são verdadeiras, é porque todas são falsas; se todos os deuses se toleram, é porque não há Deus. E se se pode aí chegar, não sobra mais nenhuma moral incômoda. Quantas consciências estariam tranquilas, no dia em que a Igreja Católica desse o beijo fraternal a todas as seitas suas rivais![5]

Jean-Jacques[6] foi, entre nós, o apologista e o propagador desse sistema de tolerância religiosa. A invenção, contudo, não lhe pertence, se bem que ele tenha ido mais longe que o paganismo, o qual nunca chegou a levar a indiferença a tal ponto. Eis, com um curto comentário, o ponto principal do Catecismo Genebrino[7], tornado infelizmente popular: todas as religiões são boas. Isto é, de outra forma, todas as religiões são ruins (...).

A filosofia do século XIX se espalha por mil canais sobre toda a superfície da França. Esta filosofia é chamada eclética, sincrética e, com uma pequena modificação, é também chamada progressiva. Esse belo sistema consiste em dizer que não existe nada falso; que todas as opiniões e todas as religiões podem se conciliadas; que o erro não é possível ao homem, a menos que ele se despoje da humanidade; que todo o erro dos homens consiste em crer possuírem exclusivamente toda a Verdade, quando cada um deles só tem um elo, e que, da reunião de todos esses elos, deve-se formar a corrente inteira da Verdade. Assim, segundo essa inacreditável teoria, não há religiões falsas, mas elas são todas incompletas umas sem as outras. A Verdadeira seria a religião do ecletismo sincrético e progressivo, a qual ajuntaria todas as outras, passadas, presentes e futuras: todas as outras, isto é, a religião natural que reconhece um Deus; o ateísmo que não conhece nenhum; o panteísmo que O reconhece em tudo e por tudo; o espiritualismo que crê na alma, e o materialismo que só crê na carne, no sangue e nos humores; as sociedades evangélicas que admitem uma Revelação, e o deísmo racionalista que a rejeita; o Cristianismo que crê no Messias que veio e o Judaísmo que o espera ainda; o Catolicismo que obedece ao Papa, o protestantismo que olha o Papa como o Anticristo. Tudo isto é conciliável. São diferentes aspectos da Verdade. Da união desses cultos resultará um culto mais largo, mais vasto: o grande culto verdadeiramente Católico, isto é, Universal, pois que abrigará todas as outras no seu seio.

Esta doutrina que qualificais de absurda, não é de minha invenção; ela enche milhares de volumes e de publicações recentes; e, sem que seu fundo jamais varie, ela toma, todos os dias, novas formas sob a caneta e sobre os lábios dos homens entre cujas mãos repousam os destinos da França. — A que ponto de loucura nós então chegamos? — Nós chegamos ao ponto onde deve logicamente chegar todo aquele que não admite o princípio incontestável que estabelecemos, a saber: que a Verdade é Una, e por consequência intolerante, exclusiva de toda doutrina que não é a sua. E, para juntar em poucas palavras toda a substância deste meu discurso, eu lhes direi: procurais a Verdade sobre a terra? Procurai a Igreja intolerante! Todos os erros podem fazer entre si concessões mútuas; eles são parentes próximos, vez que têm um pai comum: vos ex patre diabolo estis. A Verdade, Filha do Céu, é a única que não capitula.

Vós, pois, que quereis julgar esta grande causa, tomai para isto a sabedoria de Salomão. Entre essas diferentes sociedades para as quais a Verdade é um objeto de litígio, como era aquela criança entre as duas mães, quereis saber a quem adjudicá-la. Pedi que vos deem uma espada, fingi cortar e examinai as caras que farão os pretendentes. Haverá vários que se resignarão, que se contentarão da parte que vão ter. Dizei logo: essas não são as mães! Há uma cara, ao contrário, que se recusará a qualquer composição, que dirá: a Verdade me pertence e eu devo conservá-la inteira, eu jamais tolerarei que ela seja diminuída, partida. Dizei: esta aqui é a verdadeira mãe!

Sim, Santa Igreja Católica, vós tendes a verdade, porque vós tendes a unidade, e porque vós sois intolerante, não deixais decompor esta unidade.



[1] Louis-Edouard-François-Desiré Pie (1815-1880) foi um cardeal e bispo que nasceu em Pontgouin, na França. Foi ordenado padre em 1939 e em 1849 foi consagrado bispo por Mons.  Claude-Hippolyte Clausel de Montals. O Papa Leão XIII o elevou ao Cardinalato em 12 de maio de 1879. Morreu aos 18 de maio de 1880 com 64 anos de idade. Foi um dos principais lideres do ultramontanismo, tendo contribuído para o Concílio Vaticano I, em particular com a infalibilidade papal. Giuseppe Sarto se inspirará em sua obra (sermões, cartas pastorais, homilias, alocuções etc.), que encheu oito volumes (Oudin, Poitiers). Proferiu uma sentença que se tornou famosa, apesar de às vezes ser atribuída questionavelmente a André Malraux: “La France sera chrétienne ou elle ne sera pas” (A França será cristã ou não será). Fontes: Catholic Hierarchy, Wikipédia francesa.
[2] Refere-se a Jean-Jacques Rousseau, filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço, considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo.
[3] O Capitólio (em italiano: Campidoglio), ou Monte Capitolino, é uma das famosas sete colinas de Roma. Do alto desta colina os generais triunfantes podiam contemplar a cidade pela qual lutavam. É atualmente a sede do governo municipal. O termo inglês capitol (palácio que hospeda a administração do governo) e o termo capital (cidade capital de um País) derivam do Monte Capitolino.
[4] Decreto com força de lei do antigo senado romano.
[5] Como uma profecia, fala, aqui, do Concílio Vaticano II.
[6] Refere-se mais uma vez a Rousseau.
[7] Referiria-se ao Catecismo Genebrino promulgado em 1870, no mini concílio secreto dos maçons, ou ao de Calvino, de 1542? Alguém saberia a resposta? Grata.

Um comentário:

  1. A própria matemática nos mostra o quão intolerante são as coisas, até mesmo as naturais! Quanto mais as coisas da Fé!
    Qualquer um que já tentou resolver um problema matemático sabe disso: você erra uma mísera vírgula ao final de dezenas de cáculos e toda a sua conta vai para o vinagre! Veja quanta intolerância! O professor de matemática jamais dá "meio certo" para uma equação certa até a última linha. Ou acerta tudo, ou tudo está errado!
    Fantástico não?
    E tem mais.
    Tente desprezar variáveis mínimas num experimento físico e todo o ensaio perderá a precisão e a validade.
    Tente errar uma mísera notinha e toda a música ficará comprometida. Erre o tempo, o andamento e a música ficará fora de compasso.
    Deus nos mostrou através da matemática e das verdades naturais que não podem haver "meios acertos": ou acerta-se tudo, ou erra-se tudo.
    Assim como não existem dois caminhos para entrar na sua casa, não existem dois caminhos para entrar na casa de Deus. Ou entra-se pelo caminho que Ele determinou, ou não entra.
    Parece tão simples, mas as pessoas querem colocar verdades humanas acima das verdades absolutas.
    A noção de que podem haver outroos caminhos para entrar na casa de Deus ou religiões paralelas que contenham partes de uma dita "revelação universal" é um conceito satânico criado pela maçonaria muitos séculos atrás. Portanto não há novidade nem criatividade nenhuma das coisas que o diabo faz.

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