Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Calendario 2023 da Editora Missões Cristo Rei - ERRATA CORRIGE


Venho, por meio desta, comunicar a todos os que adquiriram o Calendário 2023 da Editora Missões Cristo Rei que há uma correção a fazer nos meses de novembro e dezembro, apenas na sequência dos Domingos. O correto é:

12/11 - V Domingo depois da Epifania 
19/11 - VI Domingo depois da Epifania
26/11 - 24º Domingo depois de Pentecostes
3/12 - 1º Domingo do Advento
10/12 - 2º Domingo do Advento
17/12 - 3º Domingo do Advento

Por causa disso, a semana das Têmporas restou erroneamente antecipada. Então, o correto é que são Têmporas nos dias 20, 22 e 23 de dezembro.

O dia 24 de dezembro, Vigília de Natal, também saiu errado, pois a penitência do dia 24 foi transferida para a Sexta-feira das Têmporas do Advento por decreto de Sua Santidade o Papa Pio XII (Missal de 1958). Além disso, aos Domingos e festas de 1ª classe não se faz penitência, como já dissemos algumas vezes aqui no Pale Ideas. Foi realmente um descuido grosseiro, que não vai se repetir.

O restante está correto. 

A todos, agradeço pela compreensão e a caridade.

Giulia d'Amore

       

2 comentários:

  1. Salve Maria!
    Obrigado, dona Giulia, pela correção!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, sr. Marcos. Eu que agradeço a gentileza de avisar sobre o erro no cálculo dos domingos depois de Pentecostes. Graças a esse erro, vou criar uma tabela de festas móveis para o futuro, que vou acrescentar já na Agenda 2025. Os missais até 1958 não traziam uma tabela prática e, o missal que usei (1958), me levou a um erro de cálculo de 25 domingos, e não 26. Graças a Deus, no missal de 1947, havia uma tabela com um dos anos (1950) totalmente igual ao de 2023 e que mostra claramente que são 26 domingos. No Missal que usei, o 5º Domingo depois da Epifania seria (como marquei) no sábado anterior ao Domingo da Septuagésima. A Vigília de Natal em nada influencia no cálculo dos Domingos do Advento, porque quem influencia o calendário como um todo é a Páscoa. Enfim, meus sinceros agradecimentos. Deus lhe pague.

      PS: O Calendário de 2024 está certo, já conferi.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores