Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

A história (pouco ecumênica) do Menino Jesus de Praga

A história (pouco ecumênica) do Menino Jesus de Praga


De gesubambino.org [e de RadioSpada], retomamos a história da conhecidíssima e prodigiosíssima efigie de Jesus Menino guardada em Praga, na igreja carmelita de Santa Maria da Vitória. 

A fundação do convento de Praga está conexa com a batalha na Montanha Branca (uma localidade às portas de Praga), combatida em 1620 [8 de novembro] entre o exército do Imperador católico e as armadas protestantes da Boemia. Ferdinando II, encontrando-se em sérias dificuldades pelas condições do exército, havia pedido ao Sumo Pontífice Paulo V que lhe enviasse, como seu Legado, o Padre carmelita Domenico de Jesus Maria, “célebre por santidade e válido auxílio”. Com as suas preces, ele obteria certamente a vitória. Padre Domenico, chegando na Boemia, havia encontrado um pequeno quadro retratando o nascimento de Jesus. Os protestantes o haviam profanado perfurando os olhos da Virgem. Padre Domenico o tomou e o pôs sobre o seu peito, convidando os soldados a rezarem com ele; depois, montando em um cavalo, se moveu à testa das tropas, que o seguiram combatendo com inacreditável valor. A vitória foi além de qualquer expectativa: cantando os louvores a Maria, o exército católico entrou em Praga. Voltando a Roma, Padre Domenico levou consigo o pequeno quadro que, em lembrança da vitória, foi solenemente transferido para a igreja dos Carmelitas Descalços, que a partir de então passou a se chamar “Santa Maria da Vitória”. A intervenção favorável do Padre Domenico, sugeriu ao Imperador que chamasse os Carmelitas para levar adiante, em Praga e no Império, a obra da (Contra)Reforma Católica. Estes, justamente para recordar a vitória conseguida na Montanha Branca, deram à igreja deles em Praga o título de Santa Maria da Vitória […]. O Imperador Ferdinando II ofereceu ao Carmelo uma igreja que havia sido dos protestantes, com os edifícios anexos, a igreja da Santíssima Trindade. Em 1624 [29 de agosto] os Carmelitas Descalços tomaram posse da casa e, depois de ter consagrado a igreja, com o novo título de Santa Maria da Vitória, nela celebraram a primeira Missa solene. A situação se apresentava bastante difícil. Praga ainda era em grande parte luterana e, desde o levante do partido protestante na Boemia (que marcou o início da guerra de religião, dita Guerra dos Trinta anos), haviam passado apenas seis anos.  

A estátua do Menino Jesus foi um presente [em 1628] da Princesa Polissena de Lobkowicz, filha de Doña Maria Manriquez de Lara, condessa espanhola. A princesa havia recebido a preciosa estatueta da mãe, que a havia trazido consigo da Espanha como preciosa relíquia familiar. A história desta imagem começou no sul da Espanha, por obra de um escultor desconhecido. Diz-se que provém de um convento entre Córdoba e Sevilha, no qual ainda hoje se venera uma cópia em madeira. Reza a legenda que quem a modelou foi um frade carmelita que teria procurado reproduzir na estátua as feições do Jesus Menino que lhe aparecera, e que depois teria morrido em êxtase diante da imagem pronta.  

[…] A armada protestante, guiada pelo príncipe eleitor de Saxônia, chegou na Boemia e, em novembro de 1631, cercou Praga. Na sequência, desceram da Saxônia os propagandistas protestantes, que entraram prepotentemente na igreja de Santa Maria da Vitória. Todos os Carmelitas haviam fugido, à exceção do Mestre dos noviços e de um irmão laico, mas era impossível se opor à violência que havia irrompido. Os heréticos saquearam a igreja e o convento, aprisionando os dois corajosos Carmelitas, e profanaram a estátua de Jesus Menino cortando-lhe as mãos […]. Após longas buscas [em 1637] a estatueta foi encontrada atrás de um altar, toda suja. Padre Cirilo [o Venerável Padre Cirilo da Mãe de Deus] pediu ao Prior que pudesse colocar o pequeno Jesus novamente em seu lugar, no oratório, confiando-Lhe o bem do convento, da cidade e de todo o país. E eis que o Santo Menino atendeu à sua prece: Praga permaneceu imune a uma nova incursão inimiga; no convento, voltou a benção de Deus e, com ela, a tranquilidade e a paz. Confortado por esses fatos, o Padre Cirilo sentia em seu coração uma profunda gratidão e se propôs de honrar cada vez mais o querido Jesus Menino. Assim, enquanto um dia estava mergulhado em profunda oração diante do pequeno Rei, ouviu uma voz interior: “Tende piedade de Mim, e Eu terei piedade de vós. Dai-me as minhas mãos, e eu vos darei a paz. Quanto mais vós me honrardes, tanto mais Eu vos favorecerei”. O Padre Cirilo se ofereceu de fazer restaurar a estatueta mutilada e, com a ajuda de generosos benfeitores, conseguiu reavê-la bela como dantes. E o Menino recomeçou a atender às preces e a fazer milagres.


Fonte: https://www.radiospada.org/2019/12/la-storia-poco-ecumenica-del-gesu-bambino-di-praga.  
Texto na íntegra: https://www.gesubambino.org/gesu-bambino/la-storia-di-gesu-bambino/cronologia-di-praga. (em italiano). 
Tradução: Giulia d’Amore – 30/12/2019. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores