Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2019

A Glória e a Exaltação de Cristo é a Cruz



A Glória e a Exaltação de Cristo é a Cruz



Celebramos a Festa da Cruz; por Ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a Festa da Cruz, e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a Terra com o pecado, obtenhamos os Céus. A posse da Cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo com razão “tesouro” aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.

Se não houvesse a Cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a Cruz, a Vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a Vida não tivesse sido cravada, não brotariam do Lado as fontes da imortalidade, o Sangue e a Água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da Árvore da Vida, não se teria aberto o Paraíso. Se não houvesse a Cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o Inferno.

É, portanto, grande e preciosa a Cruz. Grande sim, porque por Ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto, pelos milagres e sofrimentos de Cristo, mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a Cruz é Paixão e Vitória de Deus: Paixão, pela morte voluntária nesta mesma Paixão; e Vitória porque o diabo é ferido, e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos Infernos, a Cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.

É chamada ainda de Glória de Cristo, e dita a Exaltação de Cristo. Vemo-la como o “cálice desejável” e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a Cruz seja a Glória de Cristo, escuta-O a dizer: “Agora, o Filho do homem é glorificado, e nele Deus é glorificado, e logo O glorificará” (Jo 13,31-32). E de novo: “Glorifica-me Tu, Pai, com a glória que tinha junto de Ti antes que o mundo existisse” (Jo 17,5). E repete: “Pai, glorifica Teu Nome. Desceu então do Céu uma voz: ‘Glorifiquei-O e tornarei a glorificar’.” (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na Cruz. Que ainda a Cruz seja a Exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz: “Quando Eu for exaltado, atrairei então todos a mim” (cf. Jo 12,32). Bem vês que a Cruz é a Glória e a Exaltação de Cristo.



Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo (Séc.VIII)
“Oratio 10” in “Exaltatione sanctae crucis”: PG97,1018-1019. 



Vide também: 

Festa da Exaltação da Santa Cruz: https://farfalline.blogspot.com/2014/09/exaltacao-da-santa-cruz.html
Festa da Invenção da Santa Cruz: https://farfalline.blogspot.com/2015/05/3-de-maio-invencao-da-santa-cruz.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores