Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Boas maneiras na Net!



BOAS MANEIRAS NA NET

Uma prática bastante negligenciada por muitos blogueiros é deixar comentários em outros blogs.

Participar comentando os posts de outros é uma forma de relacionar-se muito eficiente, que mostra seu interesse pelo trabalho do outro e até atrai público para o seu blog.

Mas para deixar comentários em outros blog é bom seguir algumas dicas ou você passará por chato, pra não dizer coisa pior.

Ter um comentário aprovado, quando o autor modera o que recebe, é uma tarefa complicada, especialmente aqui, pois eu mesma sou muito rigorosa. Mas existem "regras de boa conduta" que são implícitas e, sem isso, seu comentário nunca será aprovado.

Aqui  sou bem rigorosa na aprovação de comentários, tendo em vista o tipo de comentários que tenho observado pela Net afora, fruto da mal educação recebida e da equivocada noção que as pessoas têm acerca da “liberdade de expressão”. Eu tenho uma Política para comentários bem clara.

1. Leia o post por completo, antes de querer comentar.
Isso nem era preciso ser dito, mas infelizmente é algo que sempre percebo. Muita gente deixa comentários sem ter lido o conteúdo do texto, e o autor do post percebe isso na hora. Se você não leu, como quer comentar?
Acrescento que é sempre salutar tomar fôlego antes de responder (post, e-mails...), porque de cabeça quente não sai nunca boa coisa! Às vezes, você tem até razão, tem boas ideias, mas a afobação e a raiva não permitem expressar adequadamente o que você quer dizer e, se seu comentário for publicado mesmo assim, poderá passar por um/a “descompensado/a”.

2. Veja a política de comentários.
Isso é algo que todo blog deveria ter, e os bons blogs têm: são pequenas regras que indicam como você deve proceder na hora de escrever algo. O mais comum é que isso venha imediatamente acima do formulário de comentários.

 


Alguns chegam a criar uma página só com as políticas de comentários, que é o que fiz aqui. Lá você encontra os critérios que o autor usa para lidar com os comentários recebidos, as regras de conduta do blog e o que é aceitável ou não.

3. Escreva sobre o assunto do post.
A pior coisa que tem é receber comentários que nada tem a ver com o conteúdo que foi tratado. Você pode elogiar, levantar dúvidas, sugerir mais coisas, mas não fuja ao tema.

Se quer entrar em contato ou perguntar sobre coisas diferentes, use a página de contato. Formulário de comentários dos posts não é lugar para bate-papos.

4. Não escreva em CAIXA ALTA (CAPS LOCK).
Quer ter um comentário imediatamente rejeitado? É só escrever com letras MAIÚSCULAS. Eu nem me dou ao trabalho de ler.

Na internet a caixa alta é usada para dizer que você está gritando, e isso não é educado, além de ficar feio.

5. A forma correta de deixar seus dados.
Nunca deixe no corpo do texto os seus dados, nem links do seu blog, e-mails, URL do Twitter e outras redes-sociais. Em todo campo de comentários há um lugar para você deixar seus dados, como nos exemplos das imagens abaixo:





Todos concordamos que o Blogger (Blogspot) é mais limitado em opções, mesmo assim use as opções disponíveis.

O campo de comentários não é lugar de divulgar links e se você quer ganhar um link, então use o OpenID.

6. Escreva algo realmente relevante.
Outra coisa óbvia que não precisaria estar aqui. Se vai comentar, então seja relevante, aprofunde o tema, levante questões interessantes e complemente o conteúdo que leu. Mostre ao autor do blog que você se interessa pelo que ele escreve.

7. Seja educado e escolha bem as palavras.
Não xingue, nem ofenda o autor do texto ou algum comentarista, mesmo quando discordar. Não use palavrão, sendo desagradável. Pode ter certeza que ninguém lê um comentário assim, e ele é imediatamente excluído. Eu não me dou ao trabalho nem de ver quem mandou. O máximo que se consegue com isso é antipatia e uma péssima fama.

Existem outras regras de conduta implícitas, como disse antes, e que são úteis para que seus comentários sejam mais facilmente aprovados, e você interaja mais. Então, aproveite o espaço abaixo para deixar o que você considera importante na hora de comentar em outros blogs e receber comentários no seu.

Fonte: FerramentasBlog.com

Siga o @FerramentasBlog no Twitter para ficar atualizado e aproveite para conhecer o E-book para blogueiros Blogar: O Processo de criação de Blogs.


VOLTE AO INÍCIO

COMENTE EM PARTICULAR  ou comente publicamente, logo abaixo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores