Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pe. Gaspar Bertoni: Como fazer o exame de consciência


Como Fazer o Exame de Consciência


Um bom exame de consciência exige cinco momentos:

Primeiro: dar graças a Deus pelos benefícios recebidos, a fim de que, colocando-os em confronto com nossas faltas e nossos pecados, aproveitemos para nos conhecer e nos arrepender[1]. Neste primeiro ponto do exame, o agradecimento, prostrado em terra diante do céu, experimenta-se grande sentimento da presença divina, com amor e oferenda de si mesmo[2]

Segundo: suplicar graças para conhecermos bem nossos pecados e defeitos para exterminá-los: “o coração é o que há de mais enganador, e não há remédio. Quem pode entendê-lo? Eu, o Senhor, examino o coração e sondo os rins, retribuo a cada um conforme caminhou, conforme o fruto de suas ações” (Jr 17, 9-10).

Terceiro: exigir prestação de contas da consciência pelas culpas cometidas. Examine bem tais culpas e faça uma prestação de contas com muita exatidão. Tenha coragem de se perguntar: por que ultrapassei os limites nisto ou naquilo? Se, por acaso, a consciência evitar responder e se ponha a explorar fatos alheios, diga-lhe claramente que não é sobre isso que pretendes julgá-la, pois estás mais preocupado em tomar conhecimento das próprias culpas do que das alheias.

Quarto: pedir perdão a Deus pelas faltas cometidas. “Aquele que amolda sua alma no temor de Deus abre sua boca para orar e pede perdão pelos próprios pecados” (Eclo 39,7).

Quinto: propor a correção, com a graça de Deus. Se Deus perceber que nos colocamos no caminho da virtude e da luta contra o mal, aprovará e ficará satisfeito com nossa conversão. Ao mesmo tempo, será pródigo em seus favores. Na verdade, não sabemos implorar o perdão de nossas culpas e nossa salvação como Ele gostaria que fosse. Por isso, apressa-se em amparar-nos, para que possamos conseguir a libertação[3]


Notas
1 “Exercícios e Instruções”, MS 2741. 
2 “Diário Pessoal” [Memorial Privado], p. 73: anotação de 27.10.1808.
3 “Exercícios e Instruções”, MS 2742-2758. Os cinco pontos do exame de consciência são os de Santo Inácio de Loiola, “Exercícios espirituais”, n. 43.  

Fonte: Gramática do Padre São Gaspar Bertoni, "Meditações Cotidianas".  p. 219 e ss. PDF

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores