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terça-feira, 30 de julho de 2019

Da Clemência e da Mansidão


Da Clemência e da Mansidão 

Vícios opostos: a Ira, a Crueldade ou a Ferocidade



Que entendeis por clemência e mansidão?   
São duas virtudes, uma destinada a moderar os castigos que hajam de impor-se, para que não excedam os limites da Justiça, e a outra destinada a moderar os movimentos interiores da ira (CLVII, 1)*.

A clemência opõe-se à severidade e a mansidão à vindita?  
De maneira alguma, porque não têm o mesmo objeto e também porque, por caminhos distintos, propendem para o mesmo fim (CLVIII, 2 ad 1).

Que vícios se opõem à clemência e à mansidão?
A ira, a crueldade e a ferocidade (CLVIII, CLIX).

I - Que é a ira?
Um movimento do apetite irascível, que nos arrasta a tirar vingança, sem motivo ou contra a ordem e a razão (CLVIII, 2).

Quantas espécies compreende?
Três:  
- a cólera dos violentos, que se irritam pelo motivo mais insignificante;  
- a dos rancorosos, que guardam por muito tempo a recordação das injúrias;  
- a dos obstinados, que não descansam enquanto não tiram vingança (CLVIII, 5). 

A ira é pecado capital?
Sim, senhor; porque o seu fim — a vingança — com a aparência de justa reparação, seduz e arrasta com facilidade os homens (CLVIII, 7).

Quais são as suas filhas?
A indignação, o orgulho, a vociferação, a blasfêmia, a injúria e a rixa (CLVIII, 7).

Existe algum vício contrário ao vício da ira?
Sim, senhor; a apatia e a indolência, que se revelam em deixar impunes faltas que merecem corretivo (CLVIII, 8).

II - Que entendeis por crueldade?
A dureza de alma, que se manifesta na imposição de castigos ou penas injustas e irracionais (CLXI, 1).

III - Em que consiste a ferocidade?
Numa alegria e complacência selvagens, brutais e desumanas nos sofrimentos do próximo, não os considerando como castigos merecidos, senão como meios de satisfazer rancores ou objeto de diversão. A ferocidade opõe-se diretamente à virtude da piedade (CLIX, 2). 

São possíveis tais excessos?
Ainda que pareça incompreensível, aí está a História para demonstrá-lo. Povos houve, e se contam entre os mais civilizados em aparência, que achavam o mais saboroso prazer nas horripilantes cenas do anfiteatro.



* referências aos artigos da obra original

(A “Suma Teológica de São Tomás de Aquino em Forma de Catecismo. XXXV, LIII”, de R.P. Tomás Pègues, tradução de um sacerdote secular)

    

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