Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2019

Sobre a Ressurreição do Senhor



Meditação atribuída a S. Bernardo sobre a Ressurreição do Senhor  


“Maria Madalena percebeu Jesus que estava lá, mas ela não sabia que era Ele”. Que cena tocante, maravilhosa de amor e de piedade! Aquele que é buscado, que é desejado, se esconde enquanto Se manifesta. Ele Se esconde, para ser buscado com mais ardor; e, uma vez buscado, para ser encontrado com alegria; e, uma vez encontrado, para ser tomado com solicitude; e, uma vez tomado, para não ser deixado até que seja introduzido na câmara de Seu Amor para ali fazer Sua morada.

Tal é a arte da Sabedoria, quando ela se apresenta sobre toda a Terra e acha suas delícias com os filhos dos homens. “Mulher, por que choras?” Que buscas tu? Tu tens Aquele que buscas e O ignoras? Tu tens a alegria eterna e verdadeira, e tu choras? Tu tens no íntimo da alma Aquele que buscas no exterior. É verdade que ficas de fora, a chorar diante do túmulo. Tua alma é meu túmulo; não morto, mas vivo para a eternidade, Eu repouso. Tua alma é meu jardim; tiveste razão de pensar que Eu sou o jardineiro. Sou o segundo Adão, cultivo e guardo meu jardim do Paraíso. Tuas lágrimas, teu amor, teu desejo, tudo isto é minha obra; estou dentro de ti, e tu o ignoras; eis por que me buscas de fora. Eu me mostrarei também de fora, a fim de te levar para o interior, para que possas encontrar no interior o que buscas no exterior.


Maria, eu te conheço por teu nome, aprenda a conhecer-Me por tua fé. Cessa de procurar-Me, como se Eu não fosse mais que um homem, ou como tu Me procuraste e ungiste quando Eu era mortal. Não subi ainda para meu Pai. Tu ainda não Me acreditaste igual ao Pai, Seu co-eterno e consubstancial. Creia então e Tu Me tocarás. É um homem que tu vês, e então não acreditas; porque o que é objeto de visão não é objeto de fé. Não é Deus que tu vês; creia e tu verás; tendo esta fé, tu Me tocarás, como esta mulher que tocou a franja de minha vestimenta e que foi salva nesta mesma hora. Por que? Porque sua fé Me tocou. Com esta mão, tu também toca-Me; com estes olhos, busca-Me; com estes pés, corra para Mim, que não estou longe de ti. Porque sou um Deus próximo, sou a palavra perto de ti, em tua boca e em teu coração. O que pode estar mais perto de um homem que seu próprio coração? Lá, no íntimo do coração, é lá que Eu me deixo encontrar por qualquer que Me procure.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores