Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2019

DOMINGO DE RAMOS - Sto. Afonso de Ligório

A SEMANA SANTA DE SANTO AFONSO DE LIGÓRIO: DOMINGO DE RAMOS


Jesus faz a sua entrada triunfal em Jerusalém.

Ecce rex tuus venit mansuetus, sedéns super asinal et pullum filium subiugalis — "Eis que o teu rei aí vem a ti cheio de mansidão, montado sobre um jumenta e um jumentinho, filho do que está sob o jugo" (Math. 21, 5).

Sumário - Imaginemos ver Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. O povo em júbilo lhes vai ao encontro,  estende seus mantos na estrada e juncam-na de ramos de árvores. Ah! quem teria dito então que o Senhor, acolhido agora com tão grande honra, dentro de poucos dias teria de passar por ali como réu, condenado à morte? Mas é assim: O mundo muda num instante o Hosana em Crucifige. E, não obstante, isso somos tão insensatos, que, por um aplauso, por um nada, nos expomos ao perigo de perdermos para sempre a alma, o Paraíso e Deus.

I. Estando próximo o tempo da Paixão, o nosso Redentor parte de Betânia para fazer a sua entrada em Jerusalém. Contemplemos a humildade de Jesus Cristo que, sendo Rei do Céu, quer entrar naquela cidade montado numa jumenta. — Ó Jerusalém, eis que o teu rei aí vem humilde e manso. Não temas que Ele venha para reinar sobre ti ou apossar-se das tuas riquezas; porquanto vem a ti cheio de amor e piedade, para te salvar e dar-te a vida pela Sua morte.


Entretanto, os habitantes da cidade que, havia já tempos, o veneravam por causa de seus milagres, foram-lhe ao encontro. Uns estendem os seus mantos na estrada por onde passa, outros juncam o caminho, em honra de Jesus, com ramos de árvores. — Oh! quem teria dito que o mesmo Senhor, acolhido agora com tanta demonstração de veneração, havia de passar por ali dentro de poucos dias como réu condenado à morte, com a cruz aos ombros!

Meu amado Jesus, quisestes fazer a Vossa entrada tão gloriosa, afim de que a Vossa Paixão e Morte fossem tanto mais ignominiosas, quanto maior fora a honra então recebida. A cidade, ingrata, em poucos dias trocará os louvores que agora Vos tributa por injúrias e maldições. Hoje cantam: "Glória a Vós, Filho de David; sede sempre bendito, porquê vindes para nosso bem em nome do Senhor". E depois levantarão a vos bradando: Tolle, tolle, crucifige eum — "Tira, tira, crucifica-o". — Hoje, tiram os próprios vestidos; então, torarão os vossos, para Vos açoitar e crucificar. Hoje, cortam ramos e estendem-nos debaixo de Vossos pés; então, tomarão ramos de espinheiro para Vos ferir a cabeça. Hoje, bendizem-Vos, e, depois, hão de cumular-Vos de contumélias e blasfêmias. — Eia, minh'alma, chega-te a Jesus e diz-Lhe com afeto e gratidão:  Benedictus qui venit in nomine Domini — "Bendito o que vem em nome do Senhor".

II. Refere depois o Evangelista que Jesus, chegando perto da infeliz cidade de Jerusalém, ao vê-la, chorou sobre ela, pensando na sua ingratidão e próxima ruína. — Ah, meu Senhor, chorastes então sobre Jerusalém, mas chorastes também sobre a minha ingratidão e próxima perdição; chorastes ao ver a ruína que eu a mim mesmo causava, expulsando-Vos de minh'alma e obrigando-Vos a condenar-me ao Inferno. Peço-Vos que deixai que eu chore, pois que a mim compete chorar ao lembrar-me da injúria que Vos fiz ofendendo-Vos. Pai Eterno, pelas lágrimas que Vosso Filho então derramou por mim, dai-me a dor de meus pecados, já que os detesto mais que qualquer outro mal e resolvido estou a amar-Vos, para o futuro, de todo o coração.

Depois que Jesus entrou em Jerusalém, e se fatigou o dia todo na pregação e na cura de enfermos, quando chegou a noite não houve quem o convidasse a descansar em sua casa; pelo que se viu obrigado a voltar para Betânia. — Santa Teresa, considerando certa vez, num Domingo de Ramos, acerca daquela descortesia para com o seu divino Esposo, convidou-O humildemente a vir hospedar-Se no seu pobre peito. Agradou-Se o Senhor tanto do convite de sua esposa predileta que, ao receber a Sagrada Hóstia, afigurava-se à Santa que tinha a boca cheia de Sangue vivo e, ao mesmo tempo, gozava um doçura paradisíaca.

Também tu, meu irmão, dirige a Jesus, especialmente quando te aproximas da Santa Comunhão, o convite que venha a se hospedar em tua alma, afim de não sofrer mais. — E agora roga a Deus que, "tendo ele feito Nosso Senhor tomar carne sofrer a morte de cruz, para dar a Gênero Humano um exemplo de humildade para imitar, te conceda a graça de aproveitar os documentos de Sua paciência e de alcançar a glória da ressurreição" — Recomenda-te também à intercessão da Virgem Maria. 



 


Amanhã, publicamos a meditação da Segunda-feira Santa. Acompanhe. 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores