Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

FESTA DA CIRCUNCISÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

01 de Janeiro
 

FESTA DA CIRCUNCISÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Festa de 1ª Classe



Pôs-se-Lhe o nome de Jesus
Então o Menino foi circuncidado. Quem é Este Menino, senão Aquele de Quem foi dito: “Um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado”(1)? “Submeteu-Se à lei para ganhar aqueles que estavam submetidos à lei.” (2) Para apresentá-l’O ao Senhor. O que significa ser apresentado ao Senhor em Jerusalém, já o disse no comentário a Isaías. Aquele que circuncidou seus vícios, será achado digno de contemplar o Senhor, porque “Os olhos do Senhor estão sobre os justos”.(3) Vês que toda lei antiga era um símbolo da futura: a circuncisão simboliza a purgação dos delitos.

Mas, porque a fragilidade do corpo e da mente humanos, envolvidos em invencíveis vícios, conservam a tendência ao pecado, a circuncisão do oitavo dia prefigura a futura purgação de toda culpa, no tempo da ressurreição. Isso deve-se entender do seguinte: “Todo varão, saindo à luz, será chamado santo para o Senhor”(4). Essas palavras só são literalmente verdadeiras para o nascido da Virgem. E Ele era verdadeiramente santo, porque imaculado. E podemos dizer, ainda, que esse era o sentido da lei, porque as palavras são repetidas do mesmo modo pelo Anjo, que diz: “O Santo que nascer de Vós será chamado Filho de Deus”(5).


O único, portanto, santo, entre os nascidos de mulher, é o Senhor Jesus, Que, isento do contágio da terrena corrupção, que não atingiu o parto imaculado, nem a majestade celeste. Se, pelo contrário, entendermos literalmente, como chamar santo todo varão, se não é segredo que muitos sejam maculadíssimos? Acaso é santo Acab? Acaso são santos os falsos profetas, sobre quem Elias justamente fez cair fogo do céu(6)? Mas é santo Aquele Que os piedosos mandatos da divina lei figuravam futuramente, Aquele único que, com imaculada fecundidade, da sua santa Igreja,  gera povos para Deus.

NN. do T.:
(1) Is 9: 5.
(2) Gl 4: 4-5.
(3) Sl 32: 18.
(4) Nm 18: 15.
(5) Lc 1: 35.
(6) 2Rs 1: 10.

Homilia de Santo Ambrósio, Bispo - Livro II sobre o capítulo 2 de Lucas, perto da metade.

   

*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: . Delivered by FeedBurner  . Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores