Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

O MILAGRE DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM CORUMBÁ/MS

Uma história que recorda o feito de Lepanto


Este quadro está no Comando Militar do Oeste, aqui em Campo Grande-MS.

O Major Rodrigo Menezes, que nos recebeu no CMO, contou um pouco sobre a história deste quadro e mais informações encontrei no site: http://www.passeiaki.com/noticias/forte-coimbra-comemora-nossa-senhora-carmo-padroeira


Conta-se que Nossa Senhora do Carmo livrou a guarnição militar do forte (110 homens, cinco canoas e três canhões) de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando um exército espanhol (600 homens, navios e 30 canhões) tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal.

Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas bateram em retirada ao verem a imagem da santa na entrada do forte.Desde então, a imagem passou a ser referenciada pela população local, que acredita em milagres. A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai.

No dia 28 de dezembro de 1864, tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros (149 homens) resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da santa e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes.

A mesma imagem, trazida pelo construtor e depois comandante do forte, Ricardo Franco, encontra-se na capela da vila, onde recebe as honras militares. As jóias, fotos, dinheiro e condecorações junto a seu manto representam graças recebidas.

No dia da festa de Nossa Senhora do Carmo, a imagem é carregada por uma guarda real com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão, que segue da capela para a vila militar e termina no Rio Paraguai.

A fortificação foi construída em 1775 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) 200 anos depois. 


Carla d'Amore

Vide também: http://portaldoforte.blogspot.com.br/2013/03/tradicao-e-fe-o-milagre.html. De lá são estas fotos (ampliáveis):






+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores