Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

03 de abril: São Sisto I, Papa e Mártir

Hoje a Igreja lembra São Sisto I, Papa e Mártir, que, segundo S. Irineu, foi o sexto Papa depois de São Pedro. 

Foi ele quem proibiu aos leigos tocarem o cálice e a patena (baixe o DOC em latim). Foi também quem teria introduzido na litugia o Triságio - Sanctus - que é o cântico que Isaías ouviu na visão que teve e São João escreveu no Apocalipse. 

O beneditino Dom Guéranger de Solesmes afirmava:

"O que dizem os Anjos? 'Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth'. Celebram a Santidade de Deus. Mas como a celebram? Na maneira mais perfeita: usam o superlativo, dizendo por três vezes seguidas que Deus é verdadeiramente santo (...) Por que aplicamos a Deus a tríplice afirmação da santidade? Por que a santidade é a principal das perfeições divinas: Deus é santo por essência" (P. Guéranger, "A Santa Missa"). 

O Triságio também é encontrado no Te Deum

Durante o seu Pontificado, os Bispos consagrados na Santa Sé, ao retornar à sua diocese, devem se apresentar com uma epístola apostólica que confirme a sua plena comunhão com o Papa (cf. Liber Pontificalis).


Papa Sisto escreveu duas importantes Epístolas: uma sobre a doutrina da Santíssima Trindade (DOC em latim) e outra a respeito do primado do Bispo de Roma sobre as igrejas particulares. Ele teria sido, ainda, o primeiro Papa a enviar um missionário para a evangelização da Gália, o Bispo São Peregrino.


Morreu mártir (Catálogo Feliciano dos Papas e vários Martirológios), e seu corpo foi sepultado em um pequeno cemitério da futura Basílica de São Pedro. Tempos depois, as relíquias foram divididas entre duas cidades que as requisitaram: Alife e Alatri, na Itália, que as guardam até hoje. Sua festa foi transferida, em 1922, do dia 6 para o dia 3 de abril. Depois do Vaticano II, o retiraram da lista de mártires. 


Fontes:
+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores