Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

NEO-IGREJA: Novo Arcebispo para Campo Grande

O Papa Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Campo Grande apresentada por Dom Vitório Pavanello, que completou 75 anos.

Para o seu lugar, Bento XVI nomeou como Arcebispo Metropolitano de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa, que até então era bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Breve currículo

Dom Dimas Lara Barbosa nasceu em Boa Esperança (MG). Antes de começar a formação sacerdotal, se formou em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Depois frequentou o Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo além de cursar teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Aqui em Roma, concluiu o doutoramento em Teologia Dogmatica na Pontificia Università Gregoriana.

Ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988 para o clero de São José dos Campos, ao decorrer do ministério sacerdotal foi secretário do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Episcopal em Brasília e também Secretário da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Em 11 de junho de 2003 foi nomeado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Atualmente conclui o quadrienio como Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira. 
MENSAGEM DO NOVO ARCEBISPO:

“Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Foi com simplicidade e desejo de servir que recebi a notícia de que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, havia me confiado o pastoreio da Arquidiocese de Campo Grande. Tenho consciência da gravidade da missão que a Igreja agora me apresenta. Também sei que terei muito que aprender com cada um de vocês. Não conheço a realidade da Arquidiocese, embora tenha tido a oportunidade de participar de alguns eventos nesta Igreja Particular, desde os tempos em que era Assessor da CNBB. No entanto, sei que o Espírito de Deus não me faltará com sua divina graça.
Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja. Que possamos crescer como comunidade fraterna dos discípulos e discípulas missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. E que possamos, assim, construirmos juntos a tão sonhada civilização do amor, de que falava o saudoso Paulo VI.
Conto, de maneira muito especial, com os caríssimos irmãos presbíteros: quero ajudar a fazer do nosso Presbitério uma verdadeira família, onde se viva em plenitude a fraternidade sacerdotal. Conto com os caros diáconos, a serviço da Caridade na Igreja de Deus. Conto com os Religiosos e Religiosas, membros dos Institutos Seculares e Sociedades de Vida Apostólica, e das novas formas de vida consagrada: sei que vocês são um sinal eloquente da riqueza de dons com que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho cumula a Sua Igreja.
Conto com todos os agentes de pastoral, as lideranças de nossas comunidades, pastorais, movimentos e espiritualidades e todos aqueles e aquelas que estiverem dispostos a dar as mãos, na construção do Reino de Deus.
Conto, enfim, com todas as pessoas de boa vontade, sejam elas católicas ou não, mas que estejam dispostas a viver os valores do amor, da fraternidade, do perdão e da paz. Quero, com a ajuda de todos, colaborar na construção de uma sociedade mais justa e solidária, na firme esperança de que venha o Reino definitivo, quando Deus será tudo em todos.
Fraternalmente,

Aparecida-SP, 04 de maio de 2011, no início da 49a Assembléia Geral da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa”

que dizem dele?
Dom Dimas honra sua origem mineira, de Boa Esperança. É um hábil articulador. Não é à toa que rapidamente cresceu na hierarquia católica e, apenas quatro anos após sua sagração episcopal, já ocupava o importante cargo de secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É “mineiro” até no seu posicionamento na “política eclesiástica”: é considerado moderado, equidistante entre os chamados conservadores e progressistas. Antes de abraçar o sacerdócio, formou-se em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tal traço lhe permite dialogar com o mundo da ciência e da técnica. Ele jamais veio ao governo pedir nada que não fosse para o bem do povo. Defendeu os pequenos produtores de café de suas queridas montanhas de Minas Gerais e cobrou do governo propostas adequadas para o povo pobre do semiárido nordestino. Fiquei muito impressionado quando, representando o governo, estive com ele durante a greve de fome de dom Cappio. Ao intermediar as negociações entre o governo e a equipe do bispo, ele ficou firme ao lado de seu irmão de episcopado e dos militantes da causa. Ainda que eu divergisse de seu método, ele mereceu – e merece – meu respeito e admiração.

Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O que ele mesmo disse ao lançar a Campanha da Fraternidade 2011:
"A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres"

Achei que o dentro do universo fosse Deus...




Dom Dimas, em minha breve pesquisa para postar hoje, defendeu publicamente o vice-presidente José Alencar, fazendo uma clara apologia à sua vida quando de seu falecimento, em março último. Para além do exemplo de lutador pela (sua) vida, ao combater um cancer que o acompanhou por décadas, dom Dimas esqueceu-se de mencionar que Alencar era frequentador (orgulhoso) dos bordeis de sua cidade, em um dos quais acabou engravidando uma prostituta, que, obviamente, requereu o devido exame de DNA. Apoiar escândalo público - porque isto é escândalo público, não? - deixou de ser pecado?

Bem, o que essa nomeação representa para a Tradição, em Campo Grande em particular?  Vai continuar com a nefasta política de "fingir" obedecer ao Papa empreendida pelo antecessor, ao "liberar" um horário secundário em uma igreja de bairro para um grupo (meio sectário) que tem a ilusão de manipular o padre que foi designado para celebrar as Missas em latim, pe. Marcelo Tenório, bi-ritualista e ferrenho opositor da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, para quem, particularemente, o Papa escreveu o Moto Proprio sobre as Missas em latim? Ou vai realmente por em prática o desejo de Sua Santidade de permitir que os fieis conheçam, entendam e amem a verdadeira Missa, deixando, assim, que a Verdade encontre o caminho de volta aos corações católicos?


O próprio pe. Marcelo Tenório nos da "pistas" sobre o novo Arcebispo quando, ao transcrever a mesma carta que transcrevo aqui, grifa (e avisa) partes que ele, padre Tenório, reputa importantes:

"E que possamos, assim, construirmos juntos a tão sonhada civilização do amor, de que falava o saudoso Paulo VI

Saudoso??? (grifo meu).

O novo arcebispo é tido como "moderado". O que é um moderado?

Enquanto aguardo respostas mais claras, pelo próprio comportamento de nosso novo Arcebispo, posto esta informação colhida de um blog católico tradicionalista: 



Dom Dimas Lara Barbosa, o secretário politicamente correto escancara o racha na CNBB.

Depois de defender a indicação de um abortista ao STF, Dom Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da CNBB, surpreende-nos (?) novamente.


O Dia – Rio – A nota da Pastoral de Católicos na Política do Rio contra o Programa Nacional de Direitos Humanos foi mal recebida na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa disse a amigos que o texto não pode ser visto como uma posição da Igreja.
Para Dom Dimas, bispo-auxiliar do Rio, o maior problema da nota é que ela ataca todo o PNDH e não apenas alguns pontos específicos. Na avaliação dele, o documento pode transmitir a ideia de que a Igreja é contra os direitos humanos.
‘Diálogo nacional’

A nota diz que o plano é uma cartilha “de estilo radical-socialista”. Em janeiro, a CNBB condenou aspectos do programa, como a proposta de legalização do aborto. Mas, ao mesmo tempo, se dizia “desejosa de participar do diálogo nacional” sobre o PNDH.
Novo documento

Políticos petistas da Pastoral, que não assinaram a nota, estiveram com o coordenador do grupo, Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis. Eles ficaram de redigir um documento alternativo.

Que Nossa Senhora o proteja e o guie, nesta oportunidade que se lhe apresenta para ser um verdadeiro Servo de Deus.

Que Deus o abençoe e lhe permita que, por suas mãos, a Verdade encontre o caminho de volta aos corações católicos de Campo Grande.


 Veni, Sancte Spíritus - Vinde, Ó Santo Espírito


Veni, Sancte Spíritus,
Et emítte coélitus,
Lucis tuae rádium.

Veni, pater páuperum,
Veni, dator múnerum,
Veni, lúmen córdium.

Consolátor óptime,
Dulcis hospes ánimae,
Dulce refrigérium.

In labore réquies,
In aestu tempéries,
In fletu solátium.

O lux beatíssima,
Reple cordis íntima
Tuórum fidélium.

Sine tuo númmmine
Nihil est in hómine,
Nihil est innóxium.

Lava quod est sórdidum,
Riga quod est áridum,
Sana quod est sáucium.

Flecte quod est rígidum,
Fove quod est frígidum,
Rege quod est dévium.

Da tuis fidélibus,
In te confidéntibus,
Sacrum septenárium.

Da virtútis méritum,
Da salútis éxitum,
Da perénne gáudium.
Amen!


em azul, grifo nosso





+
Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas:  
Delivered by FeedBurner
.

Leitores