Porque sou contra a cirurgia de mudança de sexo paga pelo SUS
Premissa: não se trata de preconceito.
1ª razão: A Constituição Federal protege o direito à liberdade de expressão, inclusive a de cunho religioso. Portanto, mesmo sendo um Estado laico (que não significa ateu), o Brasil deve respeitar a religiosidade de cada um, e eu, como cristã católica, acredito que é pecado mudar de sexo e que eu seria punida por Deus se fizesse isso; também seria punida se usasse meu dinheiro para isso. Minha crença é verdadeira? Estou iludida? Sou alienada? Não interessa! A Constituição me dá o direito - e à maioria católica do povo brasileiro - de crer nisso, portanto o MEU dinheiro não PODE nem DEVE servir para algo que vai me causar sofrimento espiritual. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com seu corpo e sua vida, mas que o faça com seu dinheiro, não com o meu. Isso é o justo.
E, dirão os outros, os pobres? Bom, para que servem rifas e bingos privados? Há milhões de brasileiros que tomam esses tipo de iniciativa para resolver seus problemas particulares, sem afetar a vida e a espiritualidade dos outros... Por que determinada classe deveria ser beneficiada?
E aí vem a 2ª razão: Não se trata de uma cirurgia de emergência ou urgência. Não se trata de uma cirurgia para salvar uma vida ou curar uma doença. Se fosse o caso – e não é!! - eu me encontraria diante de um dilema moral indiscutível. Trata-se, na verdade, de uma cirurgia estética. Nada mais. Há tanto pobre na fila esperando por uma cirurgia realmente séria! Por exemplo: a cirurgia bariátrica. Devem concordar comigo, é um caso sério; e o SUS tem filas imensas aguardando por uma chance... Muita gente morre esperando por isso!!! Porque não aumentar, então, a verba para esse tipo de cirurgia, a fim de encurtar esta fila angustiante?
O Brasil, meus caros, tem problemas realmente sérios, e atitudes demagógicas como estas não o fazem melhor.
Não sabem o que fazer para gastar dinheiro público (que é MEU também)? Aqui vão umas ideias: o saneamento básico é uma vergonha. A educação pública é uma catástrofe. A saúde – como um todo – é aviltante.
A política do "pão e circo" pode iludir por algum tempo, ou muito tempo, mas chega um dia que isso não basta mais, e o mais alienado do ser humano reage. As grandes revoluções históricas se deram de improviso, sem premeditação, porque o pavio, longo ou curto, em algum momento chega ao fim.
Grata pela atenção. Espero que também tenha mais atenção ao usar o Meu dinheiro.
Giulia d'Amore di Ugento
Editado dia 15/04/11 - Leiam com as reservas necessárias. O texto foi escrito bem antes de eu conhecer e entender a Tradição.
_